SÃO PAULO, Santos - Por meio de posts e conteúdo no site, MC fará companhia aos seguidores oferecendo entretenimento seguro.

Seguindo as orientações estipuladas pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, órgão ligado à instituição, o Museu do Café implantou o fechamento preventivo do edifício e o cancelamento de programações por 30 dias, a partir de 17 de março. A medida tem como objetivo evitar aglomerações e, assim, auxiliar no combate ao novo coronavírus (COVID-19). O MC também realizará ações online, com a intenção de fornecer entretenimento ao público em afastamento social.

Para isso, serão mantidas as publicações diárias nas redes sociais – incluindo receitas para preparar em casa, dicas de como fazer o café, memórias da antiga Bolsa Oficial, curiosidades e outras pautas interessantes – e oferecido conteúdo extenso no site. No endereço eletrônico, estão disponíveis diversos textos e informações sobre o histórico do Museu, o acervo e detalhes dos principais espaços do prédio. Quem deseja complementar a leitura, também conta com opções interativas.

Um grande destaque nesse sentido é a área colaborativa “O que o café te faz lembrar?”. No ambiente, os usuários podem registrar suas lembranças ligadas a essa bebida tão afetiva e encontrar as contribuições de outras pessoas que, assim como ele, têm um carinho especial pela extração. O quiz “CafeiCULTURA” representa, ainda, mais formas de passatempo: na seção, é possível testar os conhecimentos nos segmentos de barismo, agricultura, cultura, etc.

Bem como a leitura, os vídeos são uma ferramenta poderosa de diversão. Pensando nisso, vale recomendar uma parada na página “O educativo responde”, onde alguns profissionais da instituição respondem às dúvidas comuns dos visitantes, por exemplo, “Quem foi Benedicto Calixto?” e “Qual a importância do grão para o Estado de São Paulo?”. Ah, e o momento de relaxar ouvindo uma trilha sonora temática, enquanto degusta aquele cafezinho gourmet, está garantido! Ao entrar no perfil no Spotify, o público encontra 5 playlists a partir de propostas diferentes; “Para Relaxar”, “Café Brasileiro” e outras.

Uma sugestão de atividade adicional, que combina bem com música, é a criação de drinks de café. Quem não sabe por onde começar, e precisa de receitas fáceis para praticar, tem acesso à compilação elaborada pela Cafeteria. No mesmo espaço digital, os interessados descobrem demais informações que proporcionarão um toque especial ao preparo: tipos de produto, a história das cafeterias e galeria de fotos para inspirar muito.

No que diz respeito às exposições, o Museu oferece as virtuais “Palácio da Bolsa Oficial de Café” (apresenta detalhes do edifício que abriga o MC), “Memórias da Praça” (informações e depoimentos de variados empregos conectados à trajetória do grão) e “Benedicto Calixto” (reprodução e análise aprofundadas das três telas do pintor que compõem o Salão do Pregão). Os internautas também estão convidados a conhecer o acervo iconográfico, que contempla inúmeras fotografias de época dos leilões.

A instituição planeja também a adaptação de exposições temporárias, transformando-as em novas mostras virtuais, além disso, pretende disponibilizar materiais educativos para auxiliar no entretenimento das crianças que seguem sem aulas nesse período. Para os saudosos da instituição, todo o edifício da Bolsa Oficial de Café, bem como sua exposição de longa duração, estão disponíveis no tour virtual.

Museu do Café
Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos/SP
museudocafe.org.br

Fonte: Museu do Café

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31