BRASIL, Brasília - O Programa Ibermuseus lançou a primeira edição do programa Bolsas Ibermuseus de Capacitação, que permitirá a participação de profissionais em atividades de capacitação, tais como cursos de curta duração, seminários, congressos e oficinas sobre temas relacionados à conservação preventiva, gestão de riscos e atuação em emergências.

As inscrições estão abertas até dezembro de 2016 ou até que se esgotem os recursos disponíveis. Os candidatos devem se inscrever por meio do Portal Ibermuseus, com uma antecedência mínima de 60 dias ao início da atividade pretendida.

As bolsas cobrirão os seguintes gastos: taxa de inscrição, caso se aplique; passagens de avião, trem ou ônibus, dependendo do local da atividade; traslados terrestres em transporte público entre o aeroporto, o hotel e o local da atividade; seguro viagem; hospedagem e alimentação. De acordo com o edital, a duração das bolsas poderá oscilar entre de dois a cinco dias de atividade formativa.

Após o término da atividade de capacitação, os selecionados deverão executar um projeto de multiplicação dos conhecimentos adquiridos em sua instituição. O projeto deverá ser apresentado no ato de inscrição e será submetido à aprovação (junto às demais documentações solicitadas).

O objetivo da ação é promover mecanismos de proteção e gestão do patrimônio museológico ibero-americano, por meio da qualificação profissional, além de fomentar a consolidação da Rede Ibero-Americana de Museus.

As bolsas serão concedidas a profissionais que atuem nas áreas relacionadas à gestão e manejo de coleções: conservação, restauração ou curadoria em instituições museais ou instituições governamentais responsáveis pelas políticas públicas para os museus dos 12 países membros do Comitê Intergovernamental do Programa: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Espanha, México, Paraguai, Peru, Portugal e Uruguai.

Sobre o Ibermuseus
Vinculado à Secretaria Geral Ibero-Americana (Segib), o Ibermuseus é uma iniciativa de cooperação e integração dos países ibero-americanos para o fomento e a articulação de políticas públicas para a área de museus e da museologia. É dirigido por um Comitê Intergovernamental e, atualmente, presidido pelo México. Conta com a colaboração administrativa da Organização do Estados Ibero-Americanos (OEI) e do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), entidade vinculada ao Ministério da Cultura, além do apoio financeiro da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID).

- Edital
- Formulário de inscrição

Serviço:
Bolsas Ibermuseus de Capacitação
Mais informações pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fonte: MinC

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31