ITÁLIA, Veneza - Começou neste sábado, 11 de fevereiro, o tradicional Carnaval de Veneza, que é conhecido no mundo inteiro e deve reunir milhares de moradores e turistas em seus palácios, praças e canais até o último dia do mês.

Um dos primeiros eventos do calendário oficial das festividades foi a chamada "caça ao carnaval", quando foliões percorreram as vias de Veneza usando máscaras e bastões de caminhada. Os participantes se dividiram em quatro grupos, desfilando com cores fortes em meio aos prédios em tons pastel da cidade.

Além disso, foi aberta uma pista de patinação no gelo no Campo San Polo, que também funcionará nos dias 18, 25, 27 e 28 de fevereiro. Mas o grande evento do primeiro sábado do carnaval veneziano é a "festa sobre a água", um magnífico desfile noturno com barcos alegóricos, dança, música e pirotecnia sobre o canal de Cannaregio. A segunda parte do cortejo aquático será neste domingo (12).

Já no próximo sábado (18), começará o concurso da máscara mais bela do Carnaval de Veneza, quando os concorrentes desfilarão em uma passarela na praça San Marco com suas fantasias. O vencedor será conhecido no dia 28 de fevereiro e escolhido por votação popular. Também haverá uma categoria dedicada às crianças.

Ainda no dia 18, acontecerá a "Festa das Marias", quando 12 garotas desfilarão pelas vias de Veneza até a praça San Marco, onde serão apresentadas ao público. O anúncio da "Maria" do Carnaval de 2017 será feito em 28 de fevereiro.

Mas o ápice das festividades deve acontecer no próximo domingo (19), no tradicional "voo do anjo", quando a "Maria" de 2016 sobrevoará a praça San Marco em uma tirolesa e vestindo sua fantasia. Neste ano, o papel ficará a cargo de Claudia Marchiori, de 22 anos.

Apesar de reunir milhares de pessoas, o Carnaval de Veneza acontece em um momento de tensão elevada por causa do turismo de massa na cidade, que tem convivido com frequentes protestos contra comportamentos inadequados dos viajantes, como jogar lixo no chão, urinar na rua e se atirar nos canais.

Fonte: ANSA

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28