BRASIL, Brasília - Dez vídeos de realizadoras de quatro países (Brasil, Argentina, Peru e México) foram selecionados no Concurso de Videominuto "Mulheres: culturas e comunidades". Cada uma delas receberá US$ 500 como prêmio.

As mulheres foram protagonistas não somente como tema central do concurso, mas também em termos de participação. Das 55 candidaturas habilitadas (de um total de 57), 48 foram apresentadas por mulheres e sete por homens. Todos os vídeos premiados foram realizados por mulheres.

O Brasil foi o país com o maior número de candidaturas (33 do total), seguido por Peru (7), Argentina (6) e México (5). Chile, Costa Rica e El Salvador apresentaram cada um uma peça audiovisual.

Objetivo
O concurso teve como objetivo dar visibilidade ao papel fundamental das mulheres na cultura e na organização comunitária, fazendo frente a atitudes e estereótipos que contribuem para a desigualdade de gênero e a violência. As inscrições estiveram abertas entre 19 de setembro e 1º de dezembro.

Os vídeos deveriam ter duração máxima de um minuto e estar voltados para o público em geral, com classificação indicativa livre. Poderiam ser de qualquer gênero (documentário, ficção, animação, etc.) e utilizar qualquer uma das línguas oficiais dos países ibero-americanos.

Avaliação
O regulamento foi construído com a participação de alguns membros mulheres do Comitê Intergovernamental do programa IberCultura Viva. Um Comitê de Avaliação foi formado por mulheres vinculadas aos Ministérios de Cultura da Argentina, do Brasil, da Costa Rica, da Espanha, do Peru e do Uruguai.

Entre os critérios a serem avaliados foram considerados os seguintes: se oferecia uma imagem equilibrada e não estereotipada de mulheres e homens; se provocava reflexão sobre práticas culturais machistas; se dava ênfase à centralidade da mulher na comunidade: se fomentava uma mensagem de acordo com a igualdade de gênero e/ou defendia os direitos das mulheres e se propiciava a ruptura de estereótipos. Por último, se considerou se o vídeo apresentava grupos prioritários, como mulheres indígenas, afrodescendentes, transexuais ou sobreviventes de violência.

Os vídeos apresentaram uma diversidade de contextos, com a presença de mulheres rurais (do interior, de comunidades quilombolas e ribeirinhas) e urbanas (geralmente da periferia), tanto jovens como da terceira idade. Entre as temáticas abordadas estavam a organização ou participação em atividades culturais comunitárias, o reconhecimento da memória e a transmissão de saberes tradicionais, a expressão e criatividade artística e/ou consciência crítica, a denúncia de violência de gênero, a expressão da liberdade, e a ruptura de estereótipos.

Recursos
A seguir, publicamos os 10 selecionados com maior pontuação no concurso. As pessoas interessadas em interpor recursos deverão enviar um texto com os motivos para a reconsideração da avaliação ao e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com a indicação de "Recurso" no assunto e o nome da candidata. A relação definitiva de vídeos selecionados será divulgada após o prazo e a análise dos recursos.

A partir do dia 27 de fevereiro, todos os vídeos, selecionados e participantes, serão divulgados no Canal Cooperación Iberoamericana.

Lista de vídeos premiados

(Título do vídeo – País – Nome da candidata)
Que todo el mundo se entere – Argentina – Sonia Elena Bertotti
Mujeres constructoras – Argentina –  Sofia Bensadon
Guardianas de la vida – Peru –  Andrea Pilar Valencia Rivero
Sustento – Brasil –  Sylara Silva Silvério
1 minuto de Mulhere-se – Brasil –  Aline Daiane Frazão
Huellas de mujer – Peru – Cusy Mejía Paz  
Ironia – México – Emilia Michel
Peinando amistad, trenzando comunidad – Brasil – Raissa Alonso Capasso da Silva
No es No – Brasil – Manoela de Ary Pires Galdino Campos
A bela palavra da Kunhã Karai – Brasil – Paola Correia Mallmann de Oliveira

Fonte: IberCultura Viva/Ministério da Cultura

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31