BRASIL, Rio de Janeiro - Entre os dias 27 de abril e 7 de maio, o Rainbow Warrior, navio usado pelo Greenpeace em defesa de diversas causas, estará no Rio de Janeiro para celebrar os 25 anos de atuação da ONG no Brasil.

Será uma grande oportunidade para conhecê-lo, desenvolver pautas sobre ele, o Greenpeace e seus ativistas.

Além disso, nos dias 29 e 30 de abril e 1, 4, 5 e 6 de maio, das 10h às 16h, ele ficará aberto para a visitação gratuita do público, enquanto permanece atracado no Píer Mauá, ao lado do Museu do Amanhã. Quem for visitá-lo, poderá entrar na ponte de comando e conhecer a tripulação no navio. Também conhecerá mais sobre o trabalho desenvolvido pela ONG nesses 25 anos no Brasil e sobre a campanha pela defesa dos corais da Amazônia, que estão ameaçados pela exploração de petróleo. O Greenpeace espera receber 2 mil pessoas por dia no Rainbow Warrior.

Rainbow Warrior
O navio que visitará águas cariocas é a terceira geração do primeiro barco do Greenpeace. Ao contrário dos dois primeiros, que eram barcos pesqueiros adaptados, este foi o primeiro com design personalizado, construído do zero seguindo os mais altos padrões ambientais.

O barco foi construído principalmente para navegação usando energia eólica em lugar de combustíveis fósseis, com a opção de alterar para um motor de potência de propulsão a diesel-elétrica quando em condições climáticas inadequadas. A forma do casco foi projetada para maximizar a eficiência energética.

O Rainbow Warrior III foi lançado à água pela primeira vez em julho de 2011 e batizado em 14 de outubro de 2011 em Bremen, Alemanha, na ocasião da celebração dos 40 anos do Greenpeace.

A sua última visita ao Brasil foi em 2012, quando navegou pela Amazônia, passou pela costa brasileira, com visitas em diversas cidades, de Belém (PA) até Santos (SP), e também participando da Rio+20. Foi a primeira expedição da embarcação desde sua inauguração.

A construção do Rainbow Warrior III foi financiada por veio de doações de indivíduos, a partir de uma campanha de crowdfunding que teve a colaboração de mais de 100 mil doadores de todo o mundo.

O Rainbow Warrior III é um veleiro que tem uma gama completa de equipamentos de segurança e ferramentas para ações de campanhas, como quatro embarcações infláveis, heliponto e uma plataforma de comunicações com tecnologia de ponta.

Serviço
O quê: Visita ao navio Rainbow Warrior, do Greenpeace
Quando: 29 e 30 de abril e 1, 4, 5 e 6 de maio, das 10h às 16h
Onde:Píer Mauá, próximo ao Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro
Quanto: Gratuita

Fonte: divulgação por e-mail

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31