FRANÇA, Cannes - "I, Daniel Blake", de Ken Loach, venceu o prêmio em 2016. Não deu para o Brasil.

Ken Loach, diretor de "I, Daniel Blake"Apesar de ter sido bastante elogiado no Festival de Cannes, o longa "Aquarius", de Kleber Mendonça Filho, não conseguiu tirar do filme "I, Daniel Blake", de Ken Loach, a Palma de Ouro de 2016, entregue neste domingo (22).

A produção do cineasta britânico conta a saga do carpinteiro Daniel Blake (Dave Johns) para conseguir ter acesso ao sistema de bem-estar social do Reino Unido após ter sofrido um ataque cardíaco e sido impedido de voltar ao trabalho.

Durante seu périplo pelos órgãos do governo, ele conhece a mãe solteira Kattie (Hayley Squires), que tem dois filhos e também passa por dificuldades. Protagonista de "Aquarius", a brasileira Sonia Braga estava cotada para vencer o prêmio de melhor atriz, mas acabou perdendo para a filipina Jaclyn Rose, estrela de "Ma'Rosa", dirigido pelo conterrâneo Brillante Mendoza.

Já a estatueta de melhor ator ficou com o iraniano Shahab Hosseini, protagonista do filme "Le client", do seu compatriota Asghar Farhadi, que levou o prêmio de melhor roteiro. O francês Olivier Assayas, de "Personal Shopper", e o romeno Cristian Mungiu, de "Bacalaureat", dividiram a honraria de melhor diretor, enquanto o Grande Prêmio foi entregue ao francês Xavier Dolan, cineasta de "Juste la fin du monde".

Também venceram estatuetas a britânica Andrea Arnold, por "American Honey" (Prêmio do Júri); a estreante francesa Houda Benyamina, por "Divine" (Câmera de Ouro); e o espanhol Juanjo Giménez, por "TimeCode" (Melhor curta-metragem).

A única produção brasileira premiada em Cannes foi o documentário "Cinema Novo", de Eryk Rocha, honrado com o "Olho de Ouro" no último sábado (21). Como o próprio nome diz, o filme fala sobre o movimento "Cinema Novo", que teve seu auge entre as décadas de 1950 e 1970 e foi influenciado pelo neorrealismo italiano. O diretor é filho do também cineasta Glauber Rocha, um dos expoentes desse período.

Fonte: Agência ANSA

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31