BRASIL, Brasília - O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, disse nesta segunda-feira (7), na cidade de Cascais, em Portugal, que as atividades culturais e criativas estão no DNA da sociedade brasileira, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico do país.

O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, participa do Encontro Global Horasis 2018 (Foto: divulgação)

Ele falou a participantes do Encontro Global Horasis 2018 (Horasis Global Meeting), que reúne mais de 600 líderes mundiais do setor privado e de governos para tratar de temas como desenvolvimento, inovação e desigualdade.

Sá Leitão enfatizou a importância do setor cultural para o crescimento econômico e a inclusão. "O valor hoje está no conhecimento, na criatividade e na capacidade de inovar. A imaginação é a maior riqueza deste século: o Brasil tem de superar a economia baseada em commodities para tornar-se uma economia fundada no conhecimento e na criatividade. É hora de encarar as atividades econômicas e culturais como uma economia. E as políticas culturais como uma política de promoção do desenvolvimento econômico", afirmou.

A palestra de Sá Leitão abriu o terceiro dia da programação do Encontro Global Horasis, em um café da manhã, a partir da 8h (horário de Portugal). Na mesma sessão, falou também o ministro da Cultura de Portugal, Luís Filipe Castro Mendes.

O ministro brasileiro lembrou que a economia criativa emprega cerca de 1 milhão de trabalhadores no Brasil e responde por 2,64% do Produto Interno Bruto (PIB). "Estamos estimulando o empreendedorismo cultural e suas conexões com o turismo e a tecnologia", afirmou Sá Leitão.

Em sua passagem por Portugal, Sá Leitão concedeu entrevista ao jornal português Diário de Notícias, observando que as indústrias criativas brasileiras ficaram à margem da recente crise econômica: "O conjunto das atividades culturais e criativas teve no país uma taxa de crescimento que eu chamaria de chinesa nos últimos dez anos. Foi um crescimento médio anual de 8%", disse o ministro, na entrevista publicada nesta segunda-feira (7).

O Encontro Global Horasis 2018 começou no sábado (5) e terminará nesta terça-feira (8), em Cascais.

Encontro com ministro da Cultura de Portugal
Sá Leitão terá encontro, em Lisboa, com o ministro português da Cultura. Eles vão tratar de iniciativas conjuntas dos dois países em diversas áreas, como literatura e preservação de patrimônio histórico, além da celebração dos 200 anos da Independência do Brasil, em 2022.

Fonte: MinC

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31