ITÁLIA, Florença – A exposição Sustainable Thinking (Pensamento Sustentável) será inaugurada em 12 de abril de 2019 no Museo Salvatore Ferragamo em Florença, Itália.

Foto: divulgação

A mostra irá explorar a sustentabilidade da Ferragamo deste o pioneirismo do fundador da marca Salvatore Ferragamo, em seu uso revolucionário de materiais naturais, reciclados e inovadores até os experimentos mais recentes da empresa com materiais e técnicas ecologicamente corretos.

Concebida por Stefania Ricci, diretora do Museo Salvatore Ferragamo e Fondazione Ferragamo, com Giusy Bettoni, Arabella S. Natalini, Sara Sozzani Maino e Marina Spadafora, a exposição compartilha uma perspectiva artística/cultural sobre a questão vital da sustentabilidade, vista como "desenvolvimento que atende às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazer suas próprias necessidades" (The Brundtland Report, 1987).

Sustainable Thinking se volta para um público mais amplo, assumindo o fardo e a honra de inspirar a reflexão sobre a questão cada vez mais crucial e contemporânea do ambientalismo, usando a linguagem da moda, arte e materiais. A exposição apresenta o trabalho de artistas e designers de moda internacionais que nos dão suas interpretações de uma relação mais consciente com a natureza e sua profunda conexão com a técnica, o uso de materiais orgânicos e reciclagem criativa, para destacar a importância de um compromisso coletivo e modo de pensar esclarecido adotado por todos.

Sandália 'Rainbow Future', Salvatore Ferragamo, 2018. Sandália de plataforma de madeira feita a mão com algodão orgânico (Foto: divulgação)

Os materiais são o tema comum através da exposição: o itinerário sugerido começa com a pesquisa inicial de materiais do fundador Salvatore Ferragamo na década de 1920, incluindo cânhamo, celofane e pele de peixe, para depois explorar as histórias por trás de materiais luxuosos que, após atingirem o final dos primeiros ciclos de suas vidas, são transformados em produtos de qualidade, tornando-se exemplos tangíveis de uma economia circular. Instalações criadas usando antigas técnicas de artesanato apresentam tanto a arte da reciclagem quanto a redescoberta das tradições de artesanais, aspectos fundamentais do pensamento sustentável. Além disso, os materiais fornecem camadas de significado, nas quais a arte é o laço entre os diferentes campos culturais a serem preservados em sua diversidade. Através da experimentação, as tecnologias inteligentes abrem as portas para a mudança, levando a uma redescoberta virtuosa das fibras naturais em um retorno inevitável à natureza.

A exposição Sustainable Thinking ficará em cartaz no Museo Salvatore Ferragamo de sexta-feira, 12 de abril de 2019, a domingo, 8 de março de 2020. Projetos de sustentabilidade, seminários e workshops serão organizados paralelamente à exposição.

Fonte: divulgação por e-mail

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31