EUA, Nova Iorque - O regente e compositor André Previn, um virtuoso conhecido pelo domínio da música clássica e do jazz, faleceu nesta quinta-feira (28) aos 89 anos.

Foto: reprodução

O prolífico músico germano-americano, que ganhou quatro Oscars e dez Grammys, era famoso por seu amplo repertório como artista. Foi pianista de jazz, compositor de cinema, regente da Orquestra Sinfônica de Londres e da Filarmônica de Los Angeles.

"Estamos muito entristecidos após tomar conhecimento da morte de nosso diretor emérito André Previn", reagiu a Orquestra Sinfônica de Londres em um comunicado. "Todos sentirão muita falta dele (...) e será lembrado com grande carinho (...) Tomara que sempre toque todas as notas corretas na ordem correta".

Previn nasceu em Berlim em 6 de abril de 1929. Seu pai o inscreveu no conservatório de música da capital alemã aos seis anos, após perceber que o menino tinha ouvido absoluto.

A família fugiu da Alemanha nazista em 1939 e se radicou em Los Angeles, onde o tio-avô de Previn era diretor musical dos estúdios de cinema Universal.

O jovem se tornou um talentoso pianista de jazz e começou a trabalhar nos estúdios MGM em 1946, enquanto estudava em um instituto educacional de ensino médio.

Sua bem sucedida carreira de compositor de cinema o levou a ganhar quatro estatuetas da Academia, inclusive um em 1964 por "My Fair Lady", protagonizada por Audrey Hepburn.

Nos anos 1960, deixou os estudos de cinema para se dedicar à música clássica. Além de seu trabalho na Filarmônica de Los Angeles, dirigiu as orquestras sinfônicas de Houston e Pittsburgh, e foi frequentemente diretor convidado de conjuntos em todo o mundo.

Previn casou-se cinco vezes, uma delas com a atriz Mia Farrow, com quem teve três filhos biológicos.

Também adotou outros três filhos com Farrow, inclusive Soon-Yi, que se casou em 1997 com o diretor de cinema americano Woody Allen, ex-marido da atriz.

"Nos vemos pela manhã, querido amigo", tuitou Farrow, que publicou várias fotos de quando eram um casal. "Tomara que você descanse em gloriosas sinfonias".

Fonte: AFP e JB

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31