FRANÇA, Paris - O diretor da Região Brasil do Grupo Tereos, Jacyr Costa Filho, recebeu o título de embaixador do Institut du Monde Lusophone (IMLus), na última quarta-feira, dia 27 de fevereiro, em jantar de gala organizado pelo instituto no Café de la Paix, em Paris.

https://www.institut-monde-lusophone.com/

A entidade independente nasceu em 2017, na Sorbonne, com o objetivo de promover conexões entre o mundo da língua portuguesa e do mundo francófono nos domínios da educação e formação, investigação científica, relações diplomáticas, intercâmbios de desenvolvimento econômico, diálogo intercultural e promoção da cultura.

Neste ano, receberam o título personalidades de países como Angola, Brasil, Moçambique e Portugal, em diversas áreas de atuação. Além de Jacyr Costa Filho, premiado na categoria Gestão, o País também está representado por nomes como o ator Lima Duarte, o psiquiatra Guido Palomba e o fotógrafo Sebastião Salgado, entre outros. O evento contou ainda com a presença do embaixador brasileiro na França, Paulo Cesar de Oliveira Campos.

"A globalização não deve ser motivo para reduzir a importância da diversidade de línguas. Ao contrário, deve ser uma forma de aumentar o conhecimento de culturas diversas", disse Costa Filho em mensagem gravada e exibida durante a cerimônia. "O trabalho desenvolvido pelo Institut du Monde Lusophone é de suma importância. É uma honra ser nomeado embaixador deste projeto, representando uma cooperativa francesa que tem raízes profundas no Brasil e em Moçambique", concluiu o executivo, lembrando que o português é um dos três idiomas mais usados na Tereos – ao lado do francês e do inglês.

O Institut du Monde Lusophone é um órgão independente presidido por Isabelle de Oliveira, professora-pesquisadora da Universidade Sorbonne Nouvelle, e representa a comunidade lusófona em diversos países.

Jacyr Costa Filho, diretor da Região Brasil do Grupo Tereos. (Foto: Divulgação)

Sobre a Tereos
Valorizar as matérias-primas agrícolas para o desenvolvimento de produtos alimentícios de qualidade é a nossa visão. Tereos é uma líder global nos mercados de açúcar, álcool, etanol e amidos. Os compromissos do grupo com a sociedade e com o meio ambiente têm contribuído com a performance da companhia no longo prazo, enquanto reforça nossa atuação responsável. O grupo Tereos reúne 12 mil produtores cooperados e possui com reconhecido know-how no processamento de beterraba, cana-de-açúcar e cereais. Operando 49 unidades industriais e contando com 25.000 colaboradores em 17 países, Tereos atende seus clientes em seus mercados locais, com uma oferta ampla de produtos. No período de 2017/18, o grupo obteve uma receita de 5 bilhões de euros.

Tereos no Brasil
A Tereos no Brasil é composta pela Tereos Açúcar & Energia Brasil, Tereos Amido & Adoçantes Brasil e Tereos Commodities Brasil. No noroeste do Estado de São Paulo, a melhor área agrícola brasileira para o cultivo de cana-de-açúcar, a Tereos Açúcar e Energia Brasil – detentora da marca Guarani, voltada para o varejo, e produtora de etanol e energia elétrica, proveniente da cogeração do bagaço de cana-de-açúcar – concentra suas sete unidades de processamento (Andrade, Cruz Alta, São José, Severínia, Mandu, Tanabi e Vertente) e duas refinarias (Cruz Alta e Andrade). Tereos Amido & Adoçantes Brasil, com operação em Palmital (SP), diversifica o portifólio da Tereos Brasil com a fabricação de produtos derivados de milho e mandioca. A Tereos Commodities opera como trading e possui escritórios em sete países.

Fonte: divulgação por e-mail

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31