ITÁLIA, Milão - De 9 a 14 de abril, o Salone del Mobile.Milano – principal vitrine global para a indústria de mobiliário e design – recebe cerca de 550 designers de todo o mundo como parte da programação da Semana de Design de Milão, que também inclui mostras e exposições do FuoriSalone espalhadas pela cidade.

Dentre os expositores da semana mais importante para o design no mundo estão Pedro Braga e sua mesa lateral da linha Degrau, participando do FuoriSalone na exposição BE BRASIL MILAN 2019 proposta pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para promover a economia brasileira no mercado internacional, e Stefano Carta com o projeto Light Kitchen, como designer convidado de Marva Griffin, curadora do SaloneSatellite, evento paralelo à Semana de Design.

A linha Degrau de Pedro Braga é composta por mesa lateral, mesa de centro e espelho de parede, seguindo a estética característica das criações da marca, nas quais a provocação visual e/ou reflexiva é um ponto comum. Produzida em vidro cristal 12 mm com laca aplicada na face interna do tampo, a mesa possui uma forma simples se não fosse pelo ruído visual causado pela descontinuidade do tampo, transmitindo a sensação de um desnível, ou degrau.
(Dimensões: largura 55 cm x altura51 cm x profundidade 45 cm).

Pedro Braga
Formado em Desenho Industrial com especialização em Projeto de Produto e Gestão Empresarial em Economia Criativa, Pedro desenvolveu a peça em seu estúdio Pedro Braga Design, fundado no Rio de Janeiro, em 2011, onde cria produtos em mobiliário e objetos para casa que lhe garantiram premiações e exposições nacionais e internacionais, e, em 2018, assumiu a coordenação acadêmica do Istituto Europeo di Design no Brasil.

Por sua vez, a Light Kitchen de Stefano Carta sinaliza uma das primeiras vezes em que um designer é convidado com o objetivo de chamar atenção de uma instituição como o Salone del Mobile.Milano a temas como sustentabilidade e gestão inovadora de processos de criação e distribuição de peças de mobiliário. Seguindo a temática desse ano – food as a design object –, Stefano retorna à Semana de Design de Milão no SaloneSatellite um ano após vencer o SaloneSatellite Award com o mesmo trabalho: uma cozinha facilmente customizável e com sistema de montagem totalmente por encaixe – sem parafusos ou cola –, ajustada digitalmente sob medida e produzida por marceneiros locais.

Stefano Carta
Com formação em Economia e Design de Produto pelo Istituto Europeodi Design, Stefano traduz sua infância e trajetória nômades entre Brasil e Itália em produtos para uma nova geração, combinando práticas artesanais com fabricação digital no estúdio que leva seu nome, fundado em 2013, com o objetivo de desenvolver projetos inovadores, de itens de cozinha e escritório a mobiliário, tendo exibido trabalhos na Maker Faire Rome, Operae em Turim, e na última Triennale di Milano.
Especialista em fabricação digital pelo programa da Sardeg na Ricerche, desde 2015, Stefano leciona no curso de Design de Produto do Istituto Europeo di Design e, em 2018, assumiu a supervisão acadêmica das sedes do instituto no Brasil.

Istituto Europeo di Design – IED Brasil
Após quase 40 anos de existência, em 2005, São Paulo deu as boas-vindas à primeira sede do Istituto Europeo di Design no Brasil, iniciando a história do instituto para fora da Europa; depois, em 2014, o Rio de Janeiro foi escolhido para receber a segunda sede brasileira, revitalizando o patrimônio histórico e cultural do Cassino da Urca e sinalizando o grande impacto cultural que estava por vir.

No papel da única faculdade internacional no Brasil 100% dedicada ao design, reconhecida e bem-avaliada pelo MEC, o IED São Paulo tece uma riquíssima rede de estudantes, professores e profissionais em torno das várias práticas do design, conquistando grande respeito no cenário nacional. Além de funcionar como instituições de ensino, as sedes do IED Brasil frequentemente abrem suas portas à comunidade, oferecendo eventos e programações culturais para fortalecer o design como ferramenta de inovação e transformação.

Serviço
BE BRASIL
Data: de 8 a 14 de abril de 2019
Local: Palazzodella Permanente
Via FillipoTurati 34, 20121, Milão – Itália

SaloneSatellite
Data: de 9 a 14 de abril de 2019
Horário: das 9h30 às 18h30
Local: Milan Fairgrounds, Rho (Milão)
Entrada direta ao SaloneSatellite: Cargo 5

Fonte: divulgação por e-mail

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31