PORTUGAL, Lisboa - O dia internacional dos Museus é celebrado em todo o mundo como um dia de Festa dos Museus, das suas comunidades e dos seus patrimónios culturais.

Painéis de São Vicente, de Nuno Gonçalves. Óleo e têmpera sobre madeira de carvalho, c. 1470. Acervo do Museu de Arte Antiga, Lisboa (Foto: reprodução de site)

Neste ano os museus de todo o mundo chamam a atenção para o valor dos museus como plataformas culturais, como espaços de encontro entre tradição e modernidade.

O ICOM Portugal, não pode deixar de saudar todos os profissionais de museus que em Portugal, que neste ano mais uma vez vão mostrar a vitalidade da vida dos museus e o seu valor para as práticas culturais nas comunidades. Neste último ano os museus portugueses tem sido tema ativo na sociedade. O ICOM Portugal tem contribuído de forma ativa e empenhada na identificação das principais questões da política museológica nacional, e tem levado a diferentes atores as suas propostas. Tem procurado chamar a atenção para os problemas com que os profissionais de museus se defrontam no seu dia-a-dia, para as relevantes questões da gestão dos museus, da formação e emprego digno para os seus profissionais.

Reconhecemos que ao longo deste ano foram tomada várias medidas que contribuem para a melhoria e vigor dos museus portugueses. Não podemos deixar de reconhecer que ainda há um caminho a percorrer e disponibilizamo-nos a participar para encontrar soluções viáveis em conjunto com a comunidade museológica.

Mas o tempo é hoje de festa e sobretudo não podemos esquecer que os museus são lugares de vida e que o seu valor na sociedade decorre da relevância do trabalho que os seus profissionais e amigos dos museus fazem em todo o país.

Celebramos os museus portugueses com orgulho no trabalho dos nossos profissionais e continuaremos com o compromisso de fazer dos nossos museus lugares de cultura viva.

Deixamos também um abraço solidário aos nosso colegas de Moçambique, que neste dia trabalham para reconstruir e salvaguardar o seu património afetado pelos trágicos eventos que afetaram o país.

ICOM Portugal

Lisboa, 18 de Maio de 2019

Fonte: ICOM Portugal

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31