EUA, Miami - A Arte Fundamental, galeria em Miami de Bianca Cutait, vai abrir no dia 1 de dezembro à partir das 11h a exposição VISUAL RESILIENCE, que será dividida em 2 momentos: de um lado, uma suíte em homenagem a Heitor Villa-Lobos, com suas músicas e poesias, feitas por Gilberto Salvador e chamada Bachianas.


Foto: divulgação

O conjunto das obras não tem uma sequência temática ou harmônica, mas tem uma sequência conceitual, assim como a obra do Villa-Lobos, criando uma referência de brasilidades conceituais em função do que não se apresenta como eufanista. Pluralidade conceitual na concepção, como Villa-Lobos tinha das próprias Bachianas, não sendo necessariamente formal ou temático.

"Eu considero que esta série Bachianas segue a irreverência em que Villa-Lobos também usou para ter uma relação díspare entre uma obra e outra. Por isso é tão importante que elas estejam em conjunto. Aqui está a essência do meu trabalho nesses últimos 50 anos."

Do outro lado apresentamos a sequencia chamada Água Mais Forte, com desenhos e gravuras em metal em tamanhos grandes, mostrando a exuberância do que significa resiliência. Gilberto, deficiente físico nunca deixou de se comunicar fisicamente com suas peças, fosses elas monumentais como suas esculturas, fossem elas elaborados desenhos mostrando o poder da mente resiliente.

A nome da escolhida para doação nesta exposição será divulgada no dia, mas podemos adiantar que iremos doar cadeiras de rodas para um hospital infantil. E como sempre, também beneficiaremos o Kids Kindness Project.

Fonte: divulgação por e-mail

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31