ALEMANHA, Berlim - O Museu Egípcio e Coleção de Papiros de Berlim deu finalmente acesso às imagens 3D do busto de Nefertiti, de 3.000 anos de idade. As imagens mostram como era o rosto da famosa rainha egípcia.


O busto de Nefertiti, a famosa rainha egípcia (Foto: Michael Sohn/AP)

As imagens da rainha egípcia Nefertiti eram guardadas zelosamente, tendo sido agora finalmente divulgadas, informa o portal científico Science Alert.

Nefertiti viveu entre 1370 e 1336 a.C. e foi esposa do faraó Aquenáton. Seu busto, esculpido em calcário em 1340 a.C. pelo escultor da corte Tutemés, mostra uma mulher madura e "possuidora de uma beleza harmoniosa e equilibrada".

O busto de Nefertiti em 3D se pode ver aqui.

A beleza desta mulher era legendária e até seu nome egípcio completo significa "A Bondade de Aton, chegou uma mulher bela".

Arqueólogos descobriram o busto na povoação egípcia de Amarana em 1912 e, em 1920, este passou a fazer parte da coleção do Museu Egípcio em Berlim. Os museus fazem frequentemente modelos 3D de suas peças, que podem ser manipulados facilmente e em segurança, ao contrário dos frágeis artefatos históricos.

Durante um longo tempo, o artista Cosmo Wenman procurou ter aceso aos arquivos onde o busto de Nefertiti se encontrava, apelando à Lei sobre Liberdade da Informação da Alemanha. Esta lei atribui a qualquer pessoa o direito de aceder a cópias de reproduções oficiais criadas pelas agências federais.

No entanto, a Fundação de Patrimônio Cultural Prussiano – a organização que supervisiona os museus públicos em Berlim – lhe negou inicialmente o acesso.

Os representantes da entidade declararam que a publicação destas imagens afetaria as vendas de réplicas do busto de Nefertiti na sua loja de presentes. No entanto, a entidade acabou por aprovar o pedido e enviou ao artista um dispositivo USB com vários arquivos.

Além disso, o museu estampou uma licença Creative Commons na parte inferior do modelo em 3D. Esta licença permite a qualquer pessoa copiar, adotar e o transformar para fins não comerciais sempre e quando indicar a fonte original.

Fonte: Sputnik Brasil e JB

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31