BRASIL, Brasília - No próximo domingo (17), a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) - composta por Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste - completa 20 anos.

Desde a sua criação, a comunidade - que reforça a existência de uma herança histórica, cultural e linguística comum - promoveu diversos avanços no campo da cultura, como a internacionalização da língua portuguesa e o estímulo de novos mercados para essa área.

Na VII Cimeira da CPLP, ocorrida em Julho de 2008, em Lisboa, os chefes de Estado e de Governo reiteraram a importância da internacionalização da língua portuguesa, considerada como o principal ativo que permite a afirmação comunitária.

As estratégias de afirmação global da língua portuguesa foram estabelecidas pelos Planos de Ação Brasília (2010), e o Plano de Ação de Lisboa (2014), com destaque para o papel do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (ILP). Concebido em 1989, o IILP é hoje instância integrante da CPLP, como órgão voltado para a promoção, à defesa, o enriquecimento e à difusão da língua portuguesa.

O IILP é responsável pelo estabelecimento do Portal do Professor de Português, Língua Estrangeira (PPPLE) e pela implementação do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.  O documento, que entrou em vigor no Brasil neste ano, permite a expansão do mercado editorial, com a possibilidade de maior circulação de obras literárias em língua portuguesa, tanto dentro como além do bloco.

Além disso, em 2014, foi constituída a Comissão Nacional do Brasil para o IILP, na qual o Ministério da Cultura tem assento, por meio da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e de dois especialistas em língua portuguesa.

Audiovisual
Uma das iniciativas de destaque é o Programa CPLP Audiovisual, proposto pelo Brasil em 2014, com apoio do MinC, que promove concursos de apoio a documentários e filmes de ficção. Além disso, permite a implantação de faixa de programação semanal com 60 minutos de duração nas televisões públicas nacionais da CPLP voltada à exibição de documentários sobre cultura e sociedade nos países de língua portuguesa.

Literatura
Em relação à literatura, o MinC incentiva, no âmbito da CPLP, oficinas de apoio à implementação do Tratado de Marraqueche, que visa facilitar o acesso de pessoas com deficiência visual a obras literárias.

Outra iniciativa de destaque é o Programa de Apoio à Tradução e à Publicação de Autores Brasileiros no exterior, desenvolvido pela Fundação Biblioteca Nacional, que tem apoiado desde os anos 1990 a divulgação de autores brasileiros na região. Desde 2012, os editais do programa têm dado a mesma possibilidade de apoio a editoras de países integrantes da CPLP.

Fonte: MinC

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31