BRASIL, Brasília - Terminam na próxima quinta-feira (4) as inscrições para seleção de 61 profissionais que representarão o Brasil na 2ª edição do Mercado de Indústrias Culturais dos Países do Sul (Micsul).

Promovido por ministérios da Cultura de 12 países sul-americanos, entre eles o Brasil, o evento será realizado de 17 a 20 de outubro, em Bogotá, na Colômbia, com o objetivo de gerar negócios entre empreendedores, empresas ligadas à área cultural, produtores e artistas. Não haverá prorrogação do prazo de inscrição.

Destinado a micro e pequenos empreendedores, o MicSul é o principal encontro voltado a mercados culturais e criativos da América do Sul. O evento incentiva o consumo e a circulação de bens culturais da região, além de impulsionar a venda e a comercialização de bens e serviços. A expectativa é que, neste ano, o MicSul reúna mais de 3 mil pessoas dos 12 países participantes (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Suriname, Peru, Paraguai, Uruguai e Venezuela), além de compradores da América do Norte, Europa, Ásia e África.

O Ministério da Cultura (MinC) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) serão responsáveis pela seleção dos 61 participantes. Serão 10 vagas paras as áreas de artes cênicas, design, audiovisual (exceto jogos eletrônicos e animação), mercado editorial, jogos eletrônicos e música e uma para a realização de um desfile de moda durante o Micsul. Profissionais que oferecerão produtos ou serviços ao mercado externo ficarão com 70% das vagas. As demais serão para aqueles que irão ao evento com o objetivo de comprar ou demandar ações e eventos a serem realizados no Brasil.

Os selecionados terão inscrição gratuita no evento e receberão ajuda de custo para despesas relacionadas à participação no evento, como passagens aéreas, transporte, seguro de viagem, alimentação, hospedagem, taxas de excesso de bagagem e taxas de emissão de passaporte, que serão arcadas pelo MinC. Os participantes também participarão de uma oficina de formação, obrigatória, para atuação em rodadas de negócios internacionais, a ser realizada pela Apex-Brasil.

Além de estandes institucionais, o evento contará com fóruns de discussão, rodadas de negócios, cafés setoriais, desfiles de moda, showcases de música e artes cênicas e sessões de pitching – nas quais são feitas apresentações curtas com objetivo de conquistar o interesse do investidor ou cliente.

Contatos duradouros e novos horizontes
Proprietário da Quase-Cinema Lab, o artista multimídia brasiliense Alexandre Rangel participou, em 2014, da primeira edição do Micsul, realizada em Mar del Plata, na Argentina. Um dos representantes brasileiros do segmento de jogos eletrônicos, Rangel considerou muito produtiva a participação no evento. "Foi muito interessante para conhecer a realidade do setor nos mais diversos locais da América do Sul. Do ponto de vista comercial, também foi importante. Fiz contatos com profissionais de vários países, como os Estados Unidos e a Bolívia, que me geraram diversas possibilidades. Foi um evento de contatos duradouros e novos horizontes", destaca.

Entre os produtos apresentados por Rangel no evento esteve o software de VJ Quase-Cinema, uma plataforma para criação de cinema ao vivo, experimentação audiovisual e arte-educação. A primeira versão do software foi o trabalho de conclusão de Bacharelado em Artes Plásticas pela Universidade de Brasília (UnB). A segunda versão foi fruto da Bolsa de Estímulo à Criação Artística, da Fundação Nacional de Artes (Funarte), com a qual o projeto foi contemplado em 2009. A terceira versão está atualmente em desenvolvimento.

Como se inscrever
As inscrições para o recebimento de apoio financeiro devem ser feitas exclusivamente por meio do sistema da Apex-Brasil até às 23h59 do dia 4 de agosto (horário de Brasília). Para habilitação, será necessário entregar portfólio, clipping de mídia, arquivos de áudio e vídeo, links para sites próprios ou outros materiais que atestem o mérito cultural/artístico dos trabalhos a serem apresentados no Micsul.

Pelas regras do edital, não serão aceitas mais de uma inscrição por pessoa física e a candidatura só será efetivada após o envio da proposta, por meio eletrônico, com todos os anexos requeridos.

Edital.

Formulário de inscrições.

Fonte: MinC

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31