RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - Um roteiro que reúne música, botânica, paisagismo, arte e arquitetura em um espaço reconhecido como patrimônio cultural brasileiro é uma das atrações disponíveis durante os jogos olímpicos e paraolímpicos que acontecem no Rio de Janeiro.

Sítio Roberto Burle MarxO Centro Cultural Sítio Roberto Burle Marx (SRBM), tombado desde 1985 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural (Iphan), oferecerá visitas especiais com translado em micro-ônibus partindo de hotéis pré-determinados da região do Parque Olímpico. Já os portadores do Passaporte Olímpico terão acesso ao Sítio a partir do Recreio Shopping, trajeto que também atenderá o Museu Casa do Pontal.

Os estrangeiros contarão com guias biólogos e bilíngues para apresentar os cerca de 400 mil m² onde está reunida uma das mais importantes coleções de plantas tropicais e semitropicais do mundo. Os materiais gráficos impressos também oferecerão informações sobre o Sítio em quatro diferentes idiomas: português, inglês, francês e espanhol.

Nos dias 13 de agosto e 03 de setembro, ocorrerão concertos musicais gratuitos. Mas devido o sucesso do evento, é necessário agendamento prévio por email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

No sábado seguinte, dia 17 de setembro, a pintura é a estrela da programação. Realizada anualmente em comemoração à chegada da primavera, o Sítio oferece ao público um dia dedicado à arte, atividade central na vida de Roberto Burle Marx, além de contato com toda a natureza do local por meio de passeios nos jardins do Centro Cultural.

Serão oferecidas 100 vagas para a Jornada de Pintura, destinadas a amadores e profissionais. Os trabalhos produzidos serão expostos na página do SRBM e nas redes sociais durante o mês seguinte ao evento, sendo, alguns desses trabalhos, selecionados para ilustrarem o calendário do Sítio do ano de 2017. Ao final da Jornada que dura de 9h as 16h, será servido um lanche de encerramento. Para se inscrever, basta enviar email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A partir de setembro, a Exposição Água Carioca sobre a conservação e o tratamento de recursos hídricos integra a agenda cultural. O projeto é uma parceria com o escritório holandês Ooze e o Studio X Rio, que integra uma rede global dedicada a pensar o futuro das cidades e conta com o apoio do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade.

A prática da conservação apresentada na mostra pode ser conferida no próprio Sítio Roberto Burle Marx por meio do projeto-piloto de um sistema alternativo de tratamento de águas cinza com o uso de plantas. Instalado no SRBM, funcionará por dois anos, constituindo um experimento científico por meio do qual se pretende aferir o funcionamento do sistema e divulgar seus potenciais.

O SRBM abrirá, excepcionalmente, aos domingos, durante esse período e espera receber cerca de 2.500 visitantes.
Saiba mais sobre o Sítio.

Informações

Centro Cultural Sítio Roberto Burle Marx (SRBM)
Endereço: Estrada Roberto Burle Marx, 2019 - Barra de Guaratiba
CEP: 23020-255 - Rio de Janeiro/RJ
Telefone: (21) 2410-1412

Fonte: Iphan

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31