PARÁ, Belém - Discutir as várias faces do Círio de Nossa Senhora do Nazaré, em Belém, no Pará, tendo como foco as mudanças e permanências que ocorreram na festividade desde seu Registro como Patrimônio Cultural do Brasil em 2004.

Este é o objetivo da visita reflexiva e roda de conversa promovidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com o Sistema Integrado de Museus e Memórias da Secretaria de Estado da Cultura (SIM-Secult), que acontece no próximo dia 07 de outubro.

O evento integra as atividades do processo que analisa a revalidação do bem cultural, realizada a cada 10 anos após a concessão do Registro por parte do Iphan.  A visita reflexiva terá início às 8h30 na Feira do Miriti, na Praça Dom Pedro II, para conhecer um pouco mais do universo lúdico e poético que envolve a produção e comercialização dos brinquedos de miriti. Às 9h, seguirá para o Museu do Círio, espaço dedicado à memória do Círio em seus momentos e gestos mais emblemáticos.

Às 10h, ocorrerá a roda de conversa com pesquisadores e especialistas no Círio de Nazaré, que trará reflexões sobre esta grande festividade paraense com elementos que ultrapassam o sagrado e o profano, vista e vivenciada de diferentes maneiras por milhares de pessoas. O evento será  será realizado no miniauditório do Museu de Arte Sacra.
 
Revalidação
Inscrita no Livro das Celebrações, em 2004, a procissão  que ocorre na capital paraense no segundo domingo de outubro é considerada uma das maiores concentrações religiosas do mundo, sendo inscrita na Lista Representativa do Patrimônio Cultural da Humanidade da Unesco em dezembro de 2013.

Depois de 10 anos registrado como Patrimônio Cultural Brasileiro, o bem continua sendo uma referência cultural para a comunidade e consequentemente para o país? Esta é a principal análise feita pelo Iphan durante o processo de revalidação do título concedido aos bens de natureza imaterial.

A iniciativa prevista no Decreto 3.551/2000 tem como finalidade tanto investigar sobre a atual situação do bem cultural, como levantar informações, averiguar efetividade das ações de salvaguarda, verificar mudanças nos sentidos e significados atribuídos ao bem, entre outras iniciativas. Saiba mais.
 
Serviço:
Círios de Nazaré: transformações, permanências e rupturas
Horário: 8h30 às 13h
Local: Rua Padre Champagnat, Cidade Velha. Belém, Pará.
Informações: (91) 3224.0699

Fonte: Iphan

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31