SÃO PAULO, Ribeirão Preto - Escrito pelos jornalistas Lorrane Hamid e Robson Campi, o livro-reportagem “TV Tupi Ribeirão Preto – a primeira emissora de televisão do interior do Brasil”, retrata a trajetória da pioneira na capital do café, no final da década de 50. A obra conta em detalhes as instalações e infraestrutura, a grade de programação, os desafios e improvisos dos apresentadores, a migração dos radialistas para a televisão e o surgimento de um novo formato de comunicação. Isso só foi possível graças aos depoimentos de profissionais que trabalharam direta e indiretamente na emissora.

“O projeto teve início durante a graduação em jornalismo, há 5 anos. Percebemos que não haviam materiais que retratassem a história da primeira emissora de televisão da cidade e isso nos motivou a desenvolver uma obra própria. O trabalho acadêmico foi, então, aprimorado para ser publicado. Com esse projeto, conseguiremos contribuir com o resgate histórico desse trecho da comunicação da cidade, que havia se perdido no tempo e na memória de muitos ribeirão-pretanos”, afirma o autor Robson Campi.

A TV Tupi de Ribeirão Preto foi a primeira emissora do interior do Brasil a possuir programação própria e atuou na cidade de 1959 a 1963, após a queda da antena de transmissão que ficava no alto do edifício Bradesco, no centro.

“Muitas pessoas desconhecem que Ribeirão Preto sediou uma emissora da Tupi, com programação própria. É um trabalho muito especial, pois durante seu desenvolvimento presenciamos o saudosismo de cada entrevistado, que relembraram seus momentos na televisão com muito carinho”, conta a autora, Lorrane Hamid.

Com o patrocínio da RTE Rodonaves, por meio de Lei de Incentivo Fiscal – Proac, do Governo do Estado de São Paulo, e apoio da Madeiranit, Power Tractor e Origem Produções, a obra terá parte de sua tiragem de 3.000 exemplares doada para diversas bibliotecas e instituições culturais do Estado de São Paulo.

 

Fonte: divulgação por e-mail

(Nota do editor: notícia originalmente publicada em 02/01/2016 - 33 visitas até 17:53h)

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31