MINAS GERAIS, Belo Horizonte - O 9º Encontro Estadual de Museus, com o tema Pesquisa: no e para museu, será realizado nos dias 12 e 13 de dezembro pela Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, por meio da Superintendência de Museus e Artes Visuais e Sistema Estadual de Museus de Minas Gerais.

O evento é aberto a estudantes, professores, profissionais da área museológica e demais interessados no tema e acontece em Belo Horizonte, no Museu Mineiro, equipamento cultural integrante do Circuito Liberdade.  As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo link https://goo.gl/EgQ5tj até o dia 9 de dezembro.

No dia 12 o encontro será dividido em dois módulos. O primeiro módulo, cujo eixo temático é O Museu e a contemporaneidade: Pensar os Públicos, terá a participação de Diogo de Moraes (Sesc-SP) e Marcela França (IEPHA – MG / Circuito Liberdade).

Objeto, Memória, Museu: uma Construção Contínua de Significados será o tema do segundo módulo e contará com a participação de Thiago Costa (Museu Brasileiro do Futebol – Mineirão); Pablo Luiz de Oliveira Lima (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG / Faculdade de Educação – FAE); Letícia Dias Schirm (Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte / Museu Histórico Abílio Barreto – MHAB) e Vinicius Duarte (SUMAV / Diretoria de Gestão de Acervos Museológicos – DGAM).

No dia 13, de 9h às 16h, será realizada a Clínica de Museus - Construindo soluções para realizar pesquisas para museu, atividade que propõe pensar coletivamente alternativas para superar obstáculos que restringem a pesquisa no museu e para o museu. A realização dessa atividade prática contará com o suporte dos profissionais Inês Cândido (IEPHA-MG); Vinícius Duarte (SUMAV /DGAM); Ana Carolina Montalvão (SUMAV /DGAM); Ana Werneck (SUMAV / Diretoria de Desenvolvimento e Ações Museológicas - DDAM); Pompea Tavares (SUMAV / Diretoria de Desenvolvimento de Linguagens Museológicas – DDLM). Na Clínica de Museus os participantes são convidados a trazer questões práticas relacionadas ao tema proposto, aprofundando seu entendimento e a construção de soluções coletivas.

Na sequência será apresentadoo projeto Museomix, com a participaçãoda representante brasileira, Laura Marnigoni. O Museomix é uma comunidade aberta e múltipla de apaixonados pela cultura, pela tecnologia, pela inovação e que compartilham o desejo de um museu aberto, conectado e participativo. A proposta está implantada em alguns museus europeus e canadenses e a ideia é trazer a atividade para o Brasil em 2017.

No final da tarde do dia 13 haverá o lançamento do livro Conceitos-chave de museologia, uma publicação do Conselho Internacional de Museus – ICOM, com a participação do representante da instituição, Bruno Brulon Soares.

No encerramento do 9º Encontro Estadual de Museus, será inaugurado o Centro de Estudos e Difusão da Arte Mineira (acervo Márcio Sampaio) – CEDAM, com a presença do Secretário de Estado de Cultura, Angelo Osvaldo e do próprio artista plástico e pesquisador responsável pela doação da sua coleção à Superintendência de Museus e Artes Visuais.

Há mais de 50 anos Márcio Sampaio coleta material sobre a arte visual mineira, compondo uma coleção com vasto registro sobre os principais e mais destacados nomes do cenário estadual. Estão incorporados ao CEDAM bibliografias e publicações sobre a arte brasileira e internacional; catálogos de exposições; gravações em vídeos; recortes de jornais e revistas; e edições de gravações em áudios e transcrições em CD.

O acervo contém informações sobre cerca de 1700 artistas, cuja atuação data desde o século XIX até os dias atuais, com ênfase para a arte moderna e contemporânea. Há ainda diverso e profundo material sobre as manifestações do Barroco em Minas e no Brasil.

Também crítico de arte, Márcio Sampaio reconhece o espaço como ideal para guarda de sua coleção, formada com tanto esmero. “Todo o acervo que coletei ao longo de tantos anos, ao ser incorporado ao Museu Mineiro, terá a finalidade com que sempre sonhei. A abertura do CEDAM neste espaço museológico, possibilitará que o acervo seja ampliado com a incorporação de outros documentos, em um processo contínuo de construção”.

Para Andréa de Magalhães Matos, Superintendente de Museus e Artes Visuais, o tema do 9º Encontro de Museus não poderia ser outro senão a pesquisa, já que nesta ocasião será disponibilizada ao público um novo espaço na entidade – o CEDAM - com foco no atendimento ao pesquisador. “Será uma grande oportunidade de tratar de assunto tão relevante para qualquer instituição museológica e ainda de ampliar e estimular processos no âmbito da Superintendência de Museus e Artes Visuais, tanto com pesquisas desenvolvidas pela sua própria equipe, quanto por outros profissionais, ou mesmo em atividades conjuntas”.  

O Centro de Estudos e Difusão da Arte Mineira – CEDAM irá agregar à Superintendência de Museus e Artes Visuais e ao Museu Mineiro mais um espaço aberto ao público, para visitação e pesquisa, divulgando e valorizando a diversidade da cultura mineira.

Sobre o Encontro Estadual de Museus de Minas Gerais
Minas Gerais conta hoje com mais de 408 museus e, a exemplo de outros estados brasileiros, vem trabalhando sistematicamente pela consolidação do seu Sistema Estadual de Museus. A principal iniciativa nesse intuito é a realização dos Encontros de Museus de Minas Gerais, evento que teve início em 2005.

Nos últimos anos, especialmente a partir de 2004, com a criação do Sistema Brasileiro de Museus (SMB), nota-se uma crescente articulação pela organização, desenvolvimento e valorização das instituições museológicas nacionais. Duas ações políticas do governo federal no campo museológico vieram confirmar e fortalecer a importância cultural da grande e diversificada rede de museus espalhada por todo o território nacional: a criação do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e a instituição da lei que define o Estatuto de Museus.

PROGRAMAÇÃO
9º Encontro Estadual de Museus | 2016
Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais – SEC-MG
Superintendência de Museus e Artes Visuais – SUMAV
Sistema Estadual de Museus de Minas Gerais - SEMMG
Tema: Pesquisa no e para Museu
Data: 12 e 13 de dezembro de 2016
Local: Museu Mineiro – Avenida João Pinheiro, 342 – Funcionários - Belo Horizonte MG
Informações: (31) 3269 1133 / 3269 1101 / 3269 1109
 
12 de dezembro (segunda-feira)
1º módulo: “O Museu e a Contemporaneidade: Pensar os Públicos”
09:00 às 09:30 Credenciamento
09:30 às 10:10 “Pesquisa sobre Contemporaneidade”
Diogo de Moraes (Sesc-SP)
10:10 às 10:50 “Pesquisa de Público em Espaços Culturais”
Marcela França (IEPHA- MG / Circuito Liberdade)
10:50 às 12:00 Debate
2º módulo: “Objeto, Memória, Museu: uma Construção Contínua de Significados”
14:00 às 14:40 “A Exposição do Museu Brasileiro do Futebol: Escrita da História e Memória do Esporte”
Thiago Costa (Museu Brasileiro do Futebol – Mineirão)

14:40 às 15:20                       “Museus, Cultura Material e o Ensino de História”
Pablo Luiz de Oliveira Lima (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG / Faculdade de Educação - FaE)
15:20 às 16:00 “A Pesquisa Histórica para Concepção das Exposições: a Experiência do MHAB”
Letícia Dias Schirm (Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte / Museu Histórico Abílio Barreto – MHAB)
16:00 às 16:20 Café
16:20 às 17:00 “Recebendo Pesquisadores no Museu”
Vinícius Duarte (SUMAV / Diretoria de Gestão de Acervos Museológicos - DGAM)
17:00 às 18:00 Debate

13 de dezembro (terça-feira)
Clínica de Museus - Consultores: Maria Inez Cândido (IEPHA-MG) | Vinícius Duarte (SUMAV /DGAM) | Ana Carolina Montalvão (SUMAV /DGAM) |Ana Werneck (SUMAV / Diretoria de Desenvolvimento e Ações Museológicas - DDAM) | Pompea Tavares (SUMAV / Diretoria de Desenvolvimento de Linguagens Museológicas – DDLM)
08:30 às 09:00 Credenciamento
09:00 às 12:00 Clínica 01 – “Construindo soluções para realizar pesquisas no museu”
14:00 às 16:00 Clínica 02 – “Construindo soluções para realizar pesquisas para museu”

Apresentações e Inaugurações
16:00 às 17:00 Apresentação do projeto MuseoMix
Laura Maringoni (representante no Brasil)
17:00 às 17:30 Café / APéROMIX (aperitivo do MuseoMix no Museu Mineiro)
17:30 às 18:00 Apresentação e Lançamento da Publicação Conceitos-chave de museologia do Conselho Internacional de Museus – ICOM (Edição de Minas Gerais)
Bruno Brulon Soares (ICOM-BR)
18:00 às 18:30            Apresentação e Inauguração do Centro de Estudos e Difusão da Arte Mineira – (acervo Márcio Sampaio) - CEDAM
Márcio Sampaio (artista plástico e pesquisador) e Angelo Oswaldo (Secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais)

SERVIÇO
Evento:9º Encontro Estadual de Museus de Minas Gerais
Data: 12 e 13 de novembro de 2017
Inscrições gratuitas
Horário: 9h às 18h
Local: Museu Mineiro
Av. João Pinheiro, 342 – Funcionários

Fonte: SEC MG

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31