RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) promove, no dia 12 de dezembro, às 14 horas, a nova conferência da série “Novos Olhares sobre as Políticas Culturais”.

Na ocasião, a pesquisadora Clarice Cristine Ferreira Menezes (UFRRJ) apresentará a dissertação “Representações identitárias e projeção internacional: o Ano do Brasil na França e o Ano da França no Brasil”. O evento terá a mediação da pesquisadora Lia Calabre, chefe do setor de Políticas Culturais da FCRB. A entrada é franca.

Ementa
Neste trabalho, a conferencista propõe uma análise sobre as estratégias de rearticulação identitária do Brasil na primeira década do século XXI, tendo em vista a projeção internacional do país via Diplomacia Cultural. Para tanto, ela define como objeto de análise as relações entre o Brasil e a França, a partir de dois eventos principais: (i) O ano do Brasil na França e (ii) o Ano da França no Brasil. Clarice Cristine buscará verificar como a Diplomacia Cultural, no caso brasileiro, deve ser compreendida enquanto uma política de governo, favorecida pelo ethos articulado e disponibilizado do país e de seus representantes em alguns momentos de sua história.

Sobre “Novos Olhares sobre as políticas culturais”
A série pretende apresentar e debater trabalhos acadêmicos recém-defendidos. O campo de pesquisas sobre as políticas culturais vem sendo ampliado rapidamente nos últimos anos. Os novos estudos que vêm sendo realizados, em especial nos programas de pós-graduação, trazem importantes contribuições sobre o tema: Nos encontros na Casa de Rui Barbosa os novos especialistas terão a oportunidade de apresentar e de debater seus trabalhos com um variado público. O evento é organizado pela pesquisadora Lia Calabre, chefe do setor de Políticas Culturais, em parceria com os professores Allan Souza (PPED/UFRJ) e Luiz Augusto Rodrigues (UFF - Cultura e Territorialidades).

Fonte: FCRB

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31