RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - Na última sexta-feira, 3 de fevereiro, foi realizado mais um encontro do Projeto 'Meninas no Museu', promovido pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST).

Desde julho do ano passado, um grupo de sete alunas do ensino médio está sendo orientado para criar ações de divulgação científica que serão apresentadas durante o 'Dia das Meninas 2017', em março, e na 'Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017', prevista para outubro. As jovens também irão se inserir nas atividades regulares de divulgação no MAST, realizadas principalmente nos finais de semana. Confira a programação completa no site da instituição (www.mast.br).

"Passamos pelo período de capacitação teórica e agora entramos na etapa prática, na qual vamos construir junto com as meninas as atividades que elas irão apresentar", revela Sandra Benitez, pesquisadora do MAST e uma das coordenadoras da ação. Os encontros acontecem a cada duas semanas, sempre às sextas, na sede do Museu, em São Cristóvão - RJ. Além disso, um final de semana por mês, as participantes virão ao MAST e atuarão como mediadoras. Dessa forma, terão a oportunidade de conhecer as atividades oferecidas ao público e poderão escolher em quais gostariam de atuar.

Algumas ações já foram definidas. Até o momento, estão previstas palestras e oficinas sobre a participação das mulheres na ciência e um esquete teatral sobre a lenda de Urania, musa grega da astronomia. Além de Sandra Benitez, coordenam o projeto as pesquisadoras Ana Paula Germano e Patrícia Spinelli. O objetivo é estimular o interesse das jovens pela ciência. Cinco das meninas já possuem bolsas de pré-iniciação científica da modalidade Jovens Talentos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

Interessados podem acompanhar os trabalhos através do blog Cientistas de Primeira Viagem, escrito pelas próprias alunas.

Fonte: MAST

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31