MINAS GERAIS, Belo Horizonte - Elaborado a partir da sua dissertação de mestrado, o livro escrito por Nara Grossi apresenta um estudo sobre Serpa, analisando o conjunto de sua obra e o contexto da arquitetura no qual está inserido.

Além do material documental, a autora ressalta aspectos relacionados a trajetória do arquiteto como artista plástico e professor. “Para Humberto, a arquitetura-arte alia rigor e persistência, onde a busca exaustiva da solução ideal corresponde à alma do objeto idealizado”, explica Nara.




Além de convencer o reservado arquiteto a ter a sua obra pesquisada com profundidade, Nara Grossi fez entrevistas com Serpa, pesquisou seus arquivos e visitou projetos construídos. “O contato com Serpa, suas ideias, sua sensibilidade e sua postura traz à tona um sopro poético ao se pensar em arquitetura. Ele trabalhava até a exaustão o desenho, na busca pelo resultado ideal através da investigação rigorosa do projeto. É um arquiteto que surpreende com seu conhecimento crítico sobre a produção contemporânea”, completa a autora.

Mais do que edificações que compõem a paisagem urbana, Humberto Serpa reforçou a sua identidade e a sua visão sobre a arquitetura em seus projetos e em sua carreira. Suas escolhas, desde a sua juventude, quando ainda definia entre a arte e arquitetura, também são retratadas nesta primeira documentação integral da produção do arquiteto.

Humberto Serpa é reconhecido como principal influência na arquitetura mineira do século 20, com projetos como o do edifício do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), no qual realizou aos 26 anos. Em 1999, foi condecorado pelo IAB-MG, com o Prêmio Arquiteto do Ano, em reconhecimento por sua contribuição à Arquitetura Mineira. Já em 2007, recebeu a medalha de honra ao mérito, conferida pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, CREA-MG.
 
SERVIÇO
Evento: Lançamento do livro Humberto Serpa: arquitetura
Local: Academia Mineira de Letras – Rua da Bahia, 1.466 – Centro, Belo Horizonte – MG
Data: 13 de fevereiro
Horário: 19h00
Entrada: Acesso gratuito

Fonte: SEC MG

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31