PERNAMBUCO, Recife - Manoel Correia de Andrade foi escritor, historiador, geógrafo, advogado e professor brasileiro.

Catorze anos depois de deixar a Fundação Joaquim Nabuco, onde foi diretor do Centro de Documentação e de Estudos da História Brasileira Rodrigo Mello Franco de Andrade (CEHIBRA), o professor recebe, com a restauração do Edifício Ulysses Pernambucano (mais conhecido como Fundaj – Derby), uma sala com seu nome.

Na última sexta, 10 de fevereiro, reunidos no gabinete do Presidente Luiz Otávio, encontraram-se família, colegas de trabalho e aprendizes de Manoel Correia de Andrade, relembrando sua memória. “Ficamos muito felizes de ter a chance de homenageá-lo dessa maneira. A memória dele aqui na casa é muito viva”, compartilha o presidente.

A reunião foi cercada de uma aura de saudade e lembranças, com depoimentos e memórias sobre o historiador-geógrafo ainda na Fundação, compartilhados entre os servidores da instituição que com ele trabalharam. “Além de tudo era um grande mestre. Aprendi muita coisa na minha carreira da Fundaj. Era uma pessoa simples, humilde, com o gabinete sempre aberto, não negava ajuda aos alunos”, compartilha Sandra Cavalcanti.

O presidente Luiz Otávio também presenteou a família com uma foto do professor em evento de posse na Fundaj e uma cópia do documento da decisão do Conselho sobre a nomeação da sala. “Uma senhora homenagem”, agradece uma das filhas do geógrafo, Thais Correia de Andrade. “Merecida”, reafirma o presidente.

A sala tem previsão de entrega, junto com o prédio da Fundaj – Derby, em setembro de 2017 e se trata de uma sala de aula, própria para palestras e apresentações didáticas. “Não há ambiente melhor para homenagear um professor do que uma sala de aula”, menciona Antonio Montenegro, diretor de Memória, Educação, Cultura e Arte (MECA). “Ele iria ficar satisfeitíssimo”, comenta Thais e sua irmã, Arthemis Correia de Andrade Fernandes, complementa: “Era a segunda casa dele”.

Fonte: Fundaj

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31