DISTRITO FEDERAL, Brasília - O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em parceria com a Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), abriu nesta quarta-feira (8) quatro seleções para contratação de consultores na modalidade produto.

As oportunidades são para atuação em políticas públicas voltadas à educação museal, conservação preventiva de estruturas físicas de museus e gestão de riscos a acervos musealizados.

O Edital Nº019/2017 destina-se à contratação de consultor com curso superior na área de Engenharia com objetivo de estabelecer uma metodologia de apoio à gestão de obras em museus da rede Ibram, utilizando o Museu da República, no Rio de Janeiro (RJ), como estudo de caso. É esperada, conforme detalhado no Termo de Referência, a produção de documentos técnicos propositivos para o registro de futuras intervenções físicas, bem como implementação de Protocolo de Vistoria e Inspeção Predial.

O Edital Nº020/2017 também tem como foco a contratação de profissional na área de Engenharia. Neste caso, o objeto do contrato é a realização de estudos e planejamento para elaboração de caderno de manutenção e conservação preventiva que estabeleça a implementação de protocolos e rotinas de vistoria predial permanentes nas unidades museológicas da rede Ibram.

Também com foco na preservação, mas neste caso de acervos musealizados, o Edital Nº 021/2017 objetiva selecionar profissional com formação de nível superior em pelo menos uma das seguintes áreas: Museologia, Conservação/Restauração, Arquitetura, Química e Administração. A consultoria, conforme Termo de Referência, irá auxiliar a implementação de metodologia do Programa de Gestão de Riscos ao Patrimônio Musealizado Brasileiro, de modo a subsidiar a atuação da recém-criada Coordenação de Preservação e Segurança do Ibram.

Na quarta seleção, aberta pelo Edital N° 022/2017, a oportunidade é para atuação no Programa Nacional de Educação Museal (PNEM). O objetivo é realizar a sistematização analítica dos documentos produzidos no âmbito do programa  por meio de consulta pública, presencial e virtual. Para candidatar-se a esta consultoria técnica, é exigida formação acadêmica na área de Ciências Humanas ou Sociais. Confira os detalhes.

Envio de currículos
Os interessados em qualquer das quatro seleções abertas deverão enviar currículo, conforme modelo disponibilizado pelo Ibram e informando o edital de interesse no assunto do e-mail, para o endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., entre os dias 08/03/2017 e 15/03/2017.

Em atenção às disposições do Decreto Nº 5151, de 22 de julho de 2004, é vedada a contratação, a qualquer título, de servidores ativos da Administração Pública Federal, Estadual, do Distrito Federal ou Municipal, bem como de empregados de suas subsidiárias e controladas, no âmbito dos projetos de cooperação técnica internacional.

Fonte: Ibram

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31