MINAS GERAIS, Belo Horizonte - Com o propósito de estimular a nova produção em artes visuais em âmbito nacional, a Fundação Clóvis Salgado divulgada os vencedores dos editais de Ocupação do Palácio das Artes e da CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais.

Para ocupação das galerias do Palácio das Artes, os vencedores foram Éder Júnior da Silva Oliveira (PA) Galeria Genesco Murta; Patricia de Oliveira Gouvêa (RJ) Galeria Arlinda Corrêa Lima e Ricardo Miranda Burgarelli (MG) Galeria Mari’Stella Tristão. A CâmeraSete - Casa da Fotografia de Minas Gerais, receberá dois projetos individuais, selecionados por meio de edital especifico, de Tiago Aguiar Miranda Nunes (MG) e Pedro Carlos Valentim Caetano (MG).

Cada artista receberá R$4.000,00 (individual) e R$5.500,00(coletiva) para a montagem de uma exposição individual, além de transporte de obras e divulgação do trabalho pela Fundação Clóvis Salgado. A Instituição também garantirá a publicação de um catálogo. As datas de abertura e visitação das exposições serão divulgadas posteriormente.
 
As propostas foram selecionadas por uma banca composta pelo Pesquisador e Crítico em Artes Visuais, Daniel Toledo, pelo Artista Plástico, pesquisador e professor de História da Arte da Escola de Belas-Artes Marcos Hill e pelo galerista Manoel Macedo. O julgamento da comissão se baseou nos critérios de qualidade e contemporaneidade, relevância estética e conceitual, originalidade e ineditismo em Belo Horizonte e adequação aos espaços físicos pretendidos.
 
A relação dos vencedores foi publicada nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial do estado, e também está disponível para consulta no site www.fcs.mg.gov.br.

Lista dos selecionados:

Palácio das Artes
Ricardo Burgarelli com a exposição individual “PanAméricadsueño” – Galeria Mari’Stella Tristão.
Patrícia Gouvêa com a exposição individual “Mãe Preta”– Galeria Arlinda Corrêa Lima.
Éder Oliveira com a exposição individual “Pintura - ou a fotografia como violência”– Galeria Genesco Murta.
 
žCamêraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais
Pedro Valentim com a exposição coletiva “Duelo de MC’s – Uma década ocupando as ruas”.
Tiago Aguiar com a exposição individual “Du Rusá”.
 
Edital de Ocupação
Já foram selecionados pelo Edital artistas como Marco Paulo Rolla, Andrea Lanna, Sylvia Amélia, Aretuza Moura, Fernanda Goulart, Inês Linke, Rodrigo Zeferino, Adriano Gomide, Mônica Sartori, Pedro David, Daniel Senise, Laerte Ramos, Raquel Schembri, Dimas Guedes, o Coletivo Piolho Nababo, Nidia Negromonte, André Griffo, Adriana Maciel, Ricardo Homen, Marcelo Armani, Bete Esteves, Nelton Pellenz e Luiza Baldan, entre outros.

Fonte: SEC MG

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31