BAHIA, Salvador - Ponto turístico de Salvador e localizado às margens da Baía de Todos os Santos, o complexo arquitetônico-urbanístico do Solar do Unhão que abriga o Museu de Arte de Moderna da Bahia (MAM) vai ganhar um novo restaurante.

Uma licitação pública vai ser lançada ainda neste semestre pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), órgão responsável pelo MAM e os principais museus da capital. "O museu é um espaço público e os empreendimentos privados que neles possam se instalar, como cafés e restaurantes, se viabilizam via edital e licitação pública", explica a diretora do MAM, Ana Liberato. O atual Solar Café já está fechado para dar lugar ao novo empreendimento.

De acordo com o diretor de Projetos Obras do IPAC, arquiteto Felipe Musse, o local para instalação do café está seguro. "Não existe nenhum problema estrutural no MAM, muito menos nas dependências do café", diz. Segundo ele, a caixa do solar é em alvenaria de pedra com arcadas de tijolo no térreo. "Por ser pedra, a estrutura é muito forte, tendo apenas manutenção periódica em função da proximidade com o mar", finaliza o técnico.

JAM no MAM (Foto: Ligia Rizeiro)

O museu é formado pelo solar, capela e galpões, com notável implantação paisagística. O MAM é um dos campeões de público entre os museus de Salvador. São cerca de seis mil frequentadores a cada mês. "Somente com o projeto JAM no MAM, temos mais de mil pessoas todos os sábados", diz Ana Liberato. Como espaço público e ponto turístico, o local recebe ainda cerca de 200 solicitações para gravações de TV e fotografias a cada ano. "O importante é um bom café-restaurante no museu para atender aos visitantes e também atrair mais pessoas", completa a diretora.

Fonte: Secult BA

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31