DISTRITO FEDERAL, Brasília - Principal evento do setor de museus realizado no Brasil, o 7º Fórum Nacional de Museus começa nesta terça-feira (30), em Porto Alegre (RS), e prossegue até dia 4 de junho.

Promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), autarquia vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), o evento vai reunir museólogos, gestores, pesquisadores, estudantes e demais interessados na área de museus e memória no Brasil.

A participação nas atividades do Fórum é gratuita – mediante entrega de 1 kg de alimento não perecível no ato de credenciamento. As inscirções podem ser feitas durante o evento, que está sendo realizado no Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

Unesco
A programação prevê três conferências internacionais, nove painéis, com 27 convidados nacionais e estrangeiros, oito minicursos, apresentação de 49 trabalhos de pesquisadores, além de grupos de trabalho, reuniões paralelas, atividades culturais e feira temática.

Organizado a cada dois anos, o encontro deste ano tem como tema " Proteção e Promoção de Museus e Coleções". A iniciativa segue recomendação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), aprovada em 2015 a partir de uma sugestão brasileira.

Na programação, ainda aparecem reuniões específicas, como as de Pontos de Memória e da Rede de Educadores de Museus, além de atividades culturais, como exposição de artesanato, lançamento de publicações e visita a museus da capital gaúcha. Durante todo o evento, haverá um espaço de estandes com produtos relacionados à cadeia produtiva dos museus.
 
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo site do Fórum.

Fonte: MinC

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31