DISTRITO FEDERAL, Brasília - Foi aberta nesta segunda-feira (4) Chamada Pública para publicação de artigos na oitava edição da MUSAS – Revista Brasileira de Museus e Museologia, que será publicada em 2018.

Editado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o periódico de caráter interdisciplinar reúne reflexões e experiências relacionadas à área de museus e Museologia.

A seção Artigos é aberta à publicação de trabalhos que versem sobre Museologia, Antropologia, Arqueologia, Arquitetura, Arte, Ciência, Educação, Expografia, História, Restauração, Sociologia e demais assuntos que envolvem o setor.

Sobre o tema
Neste número, MUSAS vai celebrar os 200 anos do museu mais antigo do Brasil em atividade – o Museu Nacional, no Rio de Janeiro (RJ). Aproveitando a ocasião, a revista propõe uma reflexão sobre dois séculos de experiência museal em território brasileiro, lançando um amplo olhar avaliativo sobre as principais questões, experimentações e conquistas acumuladas nesta trajetória.

São exemplos de temas relacionados: a evolução histórica do campo museal brasileiro desde a fundação de suas primeiras e emblemáticas instituições; os movimentos de criação, ao longo da história, de museus com temáticas e tipologias diversas, assim como de cursos na área da Museologia; a relevância da Museologia Social no Brasil; e as diversas metamorfoses experimentadas pelos museus e processos museais brasileiros em diálogo com a contemporaneidade.

Os artigos propostos, além de sintonizados com o escopo mencionado, devem ser inéditos, escritos em português e atender à formatação definida pela Chamada Pública. Ao submeter o artigo, o autor cede direitos autorais à revista. Os textos devem ser enviados para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até às 23h59 do próximo dia 03/11.

Fonte: Ibram

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31