MINAS GERAIS, Ouro Preto - O dia 05 de outubro, quinta-feira, receberá uma série de atividades que marcam as boas-vindas à nova diretora do Museu da Inconfidência (Ibram/MinC), a arquiteta restauradora Deise Cavalcanti Lustosa, e a despedida do romancista e ensaísta Rui Mourão, que ocupou o posto durante 43 anos.

Haverá cerimonial de posse, sessão solene organizada pelos vereadores na Câmara Municipal de Ouro Preto, lançamento de livro e abertura de exposição.

A primeira cerimônia começa às 17h, no Auditório, Anexo I, com transmissão oficial do cargo pelo presidente do Instituto Brasileiro de Museus - Ibram, Marcelo Mattos Araújo, seguida de homenagem dos servidores. Às 19h, a Câmara Municipal reverenciará Rui Mourão, com entrega de placa em Honra ao Mérito pelo Vereador Chiquinho de Assis. O encerramento se dará com o lançamento do livro de contos Caderno de Viagem, de Lucas Carvalho Rôla Santos, no Auditório do Museu, e inauguração de mostra com o mesmo nome na Sala Manoel da Costa Athaide.

EXPOSIÇÃO - Os 32 desenhos que compõem a exposição Caderno de Viagem são produzidos em nanquim sobre papel, dentro da perspectiva do “Realismo Fantástico”, apresentando situações cotidianas, mas com alguma ruptura surreal, que conduzem a um novo significado das situações retratadas. As obras, todas de autoria de Lucas Carvalho Rôla Santos, trazem para o primeiro plano o absurdo, mas de maneira naturalizada.

As imagens tecem diálogo com a vida, cujo dia-a-dia também guarda seus absurdos, velados pela lida irrefletida com a rotina e as exigências que ela impõe. Na superfície da série, viram, todavia, objeto de reflexão e causam o espanto pelo real. As ilustrações expostas também integram livro de contos de igual nome, no qual aparecem como contos imagéticos, autônomos, figurando entre páginas para que estejam a serviço da imaginação do leitor.

Saiba mais
Rui Mourão
Rui Mourão nasceu em Bambuí-MG. Romancista e ensaísta, lecionou Literatura Brasileira na Universidade de Brasília e nas Universidades de Tulane, Houston e Stanford, nos Estados Unidos. Participou dos movimentos das revistas literárias Vocação e Tendência, tendo sido diretor desta última. É membro da Academia Mineira de Letras. Foi editor do Suplemento Literário do Minas Gerais, chefe do Departamento Cultural da Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais, diretor-executivo da Fundação de Arte de Ouro Preto, coordenador do Grupo de Museus e Casas Históricas da Fundação Pró-Memória em Minas Gerais e coordenador do Programa Nacional de Museus, as duas últimas funções acumuladas com a de diretor do Museu da Inconfidência, cargo que ocupou de 1974 a 2017.
Romances publicados - As raízes, Curral dos crucificados, Cidade Calabouço, Jardim Pagão, Monólogo do Escorpião, Servidão em família, Boca de chafariz (Editora UFMG, 2010), Invasões no Carrossel, Quando os demônios descem o morro, Mergulho na Região do Espanto.
Livros de ensaio - Estruturas: ensaio sobre o romance de Graciliano, Museu da Inconfidência (com contribuição de Francisco Iglésias), Museu da Inconfidência A nova realidade do museu. O alemão que descobriu a América.

Prêmios recebidos - Prêmio Cidade de Belo Horizonte em 1956 e 1971; Troféu Francisco Igreja, da União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro; Reconhecimento Especial do Pégaso, na Colômbia (concorrendo com 427 livros publicados no continente), em 1994; Ficção 2002, da Academia Brasileira de Letras; Centenário de Maria Helena Cardoso, da Academia Mineira de Letras, em 2002; Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura, pelo conjunto de obras, em 2013.

Deise Cavalcanti Lustosa
Deise Cavalcanti Lustosa é arquiteta urbanista especializada em Cultura e Arte Barroca pelo Instituto de Filosofia, Artes e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto e em Conservação e Restauração de Monumentos e Conjuntos Históricos pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia. Foi sócia-proprietária da MD Arquitetura e Consultoria Ltda. e atuou em inúmeros projetos de conservação e restauração, com destaque para bens tombados pelo IPHAN. Esteve à frente da restauração do Paço de Misericórdia – Centro de Artes e Fazeres de Ouro Preto. Entre outras experiências profissionais, Deise foi diretora administrativa do Museu do Oratório, por 10 anos. Também participou da criação e implantação do Sistema de Museus de Ouro Preto e foi presidente e diretora da Fundação de Arte de Ouro Preto – FAOP – e diretora de Conservação e Restauração do IEPHA – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais.

Lucas Carvalho Rôla Santos
Natural de Belo Horizonte, Lucas Carvalho Rôla Santos é professor de Teoria da Arte da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, Bacharel em Artes pela Escola Guignard – UEMG e Mestre em Artes pela UFMG. Envolvido com produção teórica, artística, literária e videográfica, já realizou exposições na FAOP, no SESI Minas e no Museu Regional de São João del-Rey. Foi selecionado para o 45º SAC – Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba e para o 6º FAD – Festival de Arte Digital. Participou de residência artística de iniciativa do Centro de Experimentação e Informação em Arte - CEIA e Fundação Clóvis Salgado - FCS, expondo no Centro de Arte Contemporânea e Fotografia. Também já teve vídeos exibidos no Festival Indie de Cinema e premiados pelo Festival do Minuto e Festival Art.Mov. Tem quatro livros publicados: Facethoughts: pensamentos em +ou- 500 caracteres (poemas); Códigos-Fonte (poemas); Patrimônio Imaterial (poemas); e No máximo máximas (aforismos). É idealizador do Cozinha Gráfica, projeto de produção ampliada em arte com foco principal em vídeos-documentários, feito em parceria com UNIMONTES, Escola Guignard e TV UEMG, sendo exibido por esta última e em canal próprio no Youtube.

Programação
05 de Outubro, quinta-feira
17h – Auditório, Anexo I - Museu da Inconfidência
Transmissão do Cargo de Direção do Museu da Inconfidência pelo Instituto Brasileiro de Museus, com a presença do Presidente, Marcelo Mattos Araújo, seguida de homenagem dos servidores.
19h - Câmara Municipal – Praça Tiradentes, 41
Homenagem da Câmara Municipal de Ouro Preto a Rui Mourão pelos serviços prestados ao Município através do Museu da Inconfidência e entrega de placa em Honra ao Mérito pelo Vereador Chiquinho de Assis.
20h30 - Auditório, Anexo I - Museu da Inconfidência

Lançamento do Livro de Contos Caderno de Viagem, de Lucas Carvalho Rôla Santos, e abertura de exposição de mesmo nome na Sala Manoel da Costa Athaide, Anexo I, seguida de confraternização.

Fonte: Ascom MI

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31