RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - Para estimular a reflexão e o debate sobre o papel da ciência, do território e da cartografia no longo processo de formação do Estado brasileiro, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) vai realizar o I Seminário de História da Cartografia no Brasil.

O evento, que acontece às terças-feiras de 3 de outubro a 5 de dezembro, vai analisar o desenvolvimento da ciência cartográfica no país, em diferentes experiências históricas, identificando permanências, rupturas e diálogos.

Idealizado pelo o grupo de pesquisa Território, Ciência e Nação, coordenado pela Moema de Rezende Vergara, pesquisadora do MAST, o seminário vai se debruçar sobre as técnicas e os instrumentos utilizados no processo de produção cartográfica, desde o período colonial até a contemporaneidade. Será incentivada a interdisciplinaridade entre os diferentes campos do saber, pois a História da Cartografia abrange inúmeras disciplinas, tais como: história, geografia, astronomia, relações internacionais, engenharia cartográfica, entre outras.

Programação
- 3 de outubro: Carla Lois (Universidade de Buenos Aires)
A Cartografia e a representação do espaço

- 10 de outubro: Heloisa Gesteira (MAST)
Instrumentos e cartografia da demarcação

- 17 de outubro: Paulo Menezes (UFRJ)
O Nome Brasil e sua Presença nos Mapas Pré-Colombianos

- 24 de outubro: Maria Dulce de Faria (BN), Uilton Oliveira (BN) e José Luiz Faria Santos (AN)
Acervos cartográficos e instituições de pesquisa

- 31 de outubro: Iris Kantor (USP)
Mensurar o Brasil: cartografia, estatística e pensamento geográfico.

- 07 de novembro: Sérgio Nunes (UFF)
Manuais militares de cartografia prática no início do século XIX

- 14 de novembro:André Reyes (UERJ)
Cartografia e Geopolítica

- 28 de novembro: Ana Resende (IBGE)
Conceitos básicos e o uso da toponímia

- 5 de dezembro: Leandro Janke e Moema Vergara (MAST)
Do Império à República: cartografia e experiência histórica no Brasil.

- Encerramento e entrega de certificados

Objetivos do Seminário
- Analisar o desenvolvimento das técnicas utilizadas no processo de mapeamento do território brasileiro em diferentes contextos históricos;

- Refletir sobre o papel da ciência cartográfica na formação do Estado brasileiro;

- Caracterizar a atuação dos agentes públicos e das instituições científicas envolvidos nas atividades de mapear o território nacional;

- Identificar a relação existente entre o desenvolvimento da cartografia e a construção, no Brasil, de uma identidade nacional pautada na relação indissociável entre território e ciência.

- Apresentar e divulgar os arquivos e as coleções cartográficas existentes em instituições de pesquisa na cidade do Rio de Janeiro.

- Expandir os estudos e pesquisas acerca da história da cartografia no Brasil, contribuindo para superar lacunas existentes na historiografia.

- Incentivar o diálogo entre instituições de pesquisa, docentes e alunos de diferentes áreas do conhecimento em torno do tema proposto.

Fonte: MAST

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31