DISTRITO FEDERAL, Brasília - A Fundação Casa de Rui Barbosa, vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), estará presente no Seminário Internacional: Construindo Coleções para o Futuro, que acontece entre os dias 17 e 20 de outubro, no Rio de Janeiro.

A coordenadora do Núcleo de Preservação Arquitetônica do Centro de Memória e Informação da Fundação Casa de Rui Barbosa, arquiteta Cláudia de Carvalho, representará a fundação no dia 18, durante o painel que traz à tona os Desafios para a implantação e manutenção de políticas e planos de preservação de acervos.

Essa é a primeira vez que os comitês internacionais do Conselho Internacional de Museus (ICOM) dedicados ao desenvolvimento de coleções e à documentação de acervos se unem para promover o encontro.

Durante quatro dias, profissionais do Brasil, da Alemanha, do Reino Unido, da Holanda, do Peru e de Portugal vão discutir assuntos como as estratégias digitais dos museus para difusão e proteção de suas obras, as relações cada vez mais complexas e delicadas entre museus e seus públicos e o papel social que essas instituições desempenham junto às comunidades em que estão inseridas.

O evento será divido em duas partes: seminários, que ocorrem na Fundação Getúlio Vargas, nos dias 17 e 18 de outubro; e workshops, que acontecem no Museu de Arte do Rio (MAR), nos dias 19 e 20 de outubro.

No dia 20, a Casa de Rui Barbosa promoverá o 1º Encontro da Rede Políticas para o Desenvolvimento Sustentável de Acervos. A ideia é reunir instituições brasileiras de memória para discutir a formação de uma rede com o objetivo de propor e articular reflexões, políticas e diretrizes para o desenvolvimento sustentável de acervos. Esse evento acontecerá no Auditório da Fundação Casa de Rui Barbosa - Rua São Clemente, 134 - Botafogo, Rio de Janeiro.

O Seminário Internacional é realizado com o apoio da FGV Projetos, Consulado Geral do Reino dos Países Baixos, Fundação Roberto Marinho, Instituto Moreira Salles, Museu de Arte do Rio/Secretaria Municipal de Cultura RJ, Sistemas do Futuro e Fundação Casa de Rui Barbosa.

Fonte: MinC

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31