RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) convida para o lançamento do livro 'O arquivo e o lugar - Custódia arquivística e a responsabilidade pela proteção aos arquivos' (de Margareth da Silva/ 280p. R$59,00).

O evento acontece no dia 20 de outubro, às 18h30, na sala de cursos da FCRB. Além dos autógrafos, a autora ministrará palestra sobre sua obra.

Na linha das novas concepções teóricas da arquivologia, o livro demonstra a importância da necessidade da custódia, se bem compreendida e utilizada, e de os documentos, em sua preservação, não se desvincularem de sua criação e, portanto, de seu produtor, ao contrário de como vinha - e ainda vem - sendo praticada a dicotomia entre arquivos correntes e arquivos históricos. Conceitos como os de custódia, de guarda e do arquivo como lugar são minuciosamente esclarecidos à luz do direito, da história da tecnologia e da arquivologia. Serviu-se da literatura arquivística clássica e de situações tradicionais, examinando-as numa linha evolutiva e abrindo caminho para a compreensão das propostas contemporâneas.

Sobre a autora
Margareth da Silva é graduada em História pela UFF, mestre pela UFRJ e doutora em História Social pela USP, professora do Departamento de Ciência da Informação da UFF, professora do Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos – PPGMA, da Fundação Casa de Rui Barbosa. Atuou no Arquivo Nacional, realizando trabalhos relativos a arquivos permanentes e documentos arquivísticos digitais, e integra a Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do Conselho Nacional de Arquivos.

Fonte: FCRB

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31