RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - A próxima edição do projeto MAR à tona, produzido pelo Museu de Arte do Rio – MAR, sob a gestão do Instituto Odeon, terá como tema a ação das mulheres na produção da democracia cultural.

Além das exposições, haverá uma roda de conversa e a batalha das musas.

O projeto MAR à tona foi criado como uma plataforma de debates e promoção da diversidade das culturas urbanas do Rio de Janeiro. Com curadoria de Bruna Camargos, Gabriel Moreno e Julia Baker, o objetivo desta edição é debater sobre os desafios e potencialidades da prática da democracia no âmbito cultural.

Questões como de que forma as mulheres estão construindo novas dinâmicas do conhecimento e da cidade? que tipos de ações estão sendo realizadas com o intuito de democratizar a produção cultural e sua distribuição? Quais as contribuições estão sendo gestadas no âmbito da linguagem artística? É possível falar em democracia cultural?, entre outros temas serão debatidos na conversa com Aline Pereira, Denise Stutz e Giovana Xavier, com a mediação de Bruna Camargos.

A Batalha das Musas encerra o encontro com um duelo de rimas improvisadas sobre a temática da mulher e a ruptura com as limitações impostas pela divisão sexual do trabalho na contemporaneidade. Poetas, grafiteiras, DJs, dançarinas, atrizes e performers participam do encontro com a cultura hip hop.

Programação
15h às 17h - Conversa: Mulheres na Produção da Democracia Cultural.
17h às 18h - Batalha das Musas.

Palestrantes convidados do MAR à tona
Aline Pereira
Produtora e ativista cultural, formada em Letras (FFP- UERJ), idealizou e produziu cerca de 80 edições da Roda Cultural do Engenho do Mato, em Niterói (RJ), pioneira na distribuição de livros em batalhas de MCs, ocupando escolas, praças públicas e aparelhos culturais, como o Memorial Roberto Silveira, o MAC Museu de Arte Contemporânea (Niterói) e o Sesc São Gonçalo. Idealizadora da BEM Biblioteca Engenho do Mato, projeto autogestionado que se tornou uma referência em Niterói.

Denise Stutz
Iniciou seus estudos de dança em Belo Horizonte. Em 1975 junto com outros 10 bailarinos fundou o Grupo Corpo. Trabalhou com Lia Rodrigues como bailarina, professora e assistente de direção. Foi professora do curso técnico da Escola Angel Viana. A partir de 2003 começa a desenvolver seu próprio trabalho solo se apresentando no Brasil, França, Espanha, Portugal, Austrália, Alemanha e Cabo Verde.

Giovana Xavier
Mãe, doutora em História Social, professora da Faculdade de Educação da UFRJ e coordenadora do Grupo Intelectuais Negras e do Programa de Educação Tutorial Conexão de Saberes Diversidade UFRJ. Desenvolve pesquisas em gênero, raça e interseccionalidade, escravidão, pós-abolição e reeducação das relações raciais. É blogueira do Preta Dotora na primeira pessoa e colaboradora nos blogs Conversa de Historiadoras e Blogueiras Negras.

Bruna Camargos (Mediação)
Historiadora, educadora e pesquisadora. Mestre em História Social da Cultura (PUC-Rio), pós-graduada em Relações Internacionais (Ibmec), graduada em História (FFP-UERJ). Atualmente é educadora de projetos do Museu de Arte do Rio, onde desenvolve conteúdo e práticas com ênfase nas relações entre museu, cidade e território.

O Museu de Arte do Rio - MAR
O MAR é gerido pelo Instituto Odeon, uma organização social da Cultura, selecionada pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro por edital público. O MAR é uma iniciativa da Prefeitura do Rio em parceria com a Fundação Roberto Marinho. O museu tem o Grupo Globo como mantenedor, o BNDES como patrocinador da Reserva Técnica, e a Repsol como apoiadora de exposição Dja Guata Porã | Rio de Janeiro indígena. A Escola do Olhar tem o Sistema Fecomercio RJ, por meio do Sesc, como parceiro institucional conta com patrocínio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, da Dataprev e One Health via Lei Municipal de Incentivo à Cultura e com o Banco Votorantim e a Prodiel como apoiadores. A Brookfield apoia as visitas educativas. O programa MAR na Academia tem apoio da Aliansce via Lei Rouanet. O MAR conta também com o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, e realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal do Brasil por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

O MAR conta também com o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, e realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal do Brasil por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Serviço
MAR à tona - mulheres na produção da democracia cultural
Data: 04/11/2017
Horário: 15h às 17h - Conversa: Mulheres na Produção da Democracia Cultural / 17h às 18h - Batalha das Musas
Entrada: Gratuita
Endereço: Praça Mauá, 5 – Centro.
Para mais informações, entre em contato pelo telefone (55 21) 3031-2741 ou acesse o site www.museudeartedorio.org.br

Fonte: divulgação por e-mail

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31