RIO GRANDE DO SUL, Porto Alegre - O Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul (AHRS) promove exposição de documentos originais do acervo relacionados a contextos e assuntos importantes da história gaúcha.

Trata-se do projeto Mês a Mês na História, que, entre julho e dezembro deste ano, revela marcos e movimentos do Rio Grande do Sul. A exposição de novembro, Populações formadoras do Rio Grande: imagens e documentos, começa no dia 1º, vai até o dia 30 e consta como programação paralela da 63ª Feira do Livro de Porto Alegre. A entrada é franca.

'Mês a Mês na História' destaca presença do negro na formação do Rio Grande do Sul (Foto: divulgação)

Em novembro - o mês da Consciência Negra -, os documentos e imagens selecionados, em diferentes temporalidades, visam contribuir para as discussões sobre essa importante temática. O material apresentado na exposição, no primeiro andar do Memorial do Rio Grande do Sul, registra a presença do negro e sua relação com a sociedade em formação no Estado.

A seleção de Rejane Penna, historiadora do AHRS, inicia no povoamento do Rio Grande, com registros dos açorianos e sesmeiros no processo de apropriação da terra, bem como os indígenas - pouco a pouco circunscritos a aldeamentos. De acordo com Rejane, “em toda essa dinâmica, será destacado a presença do negro, em diversos tempos, espaços e situações”. A historiadora ressalta ainda que boa parte da documentação pública sobre a escravidão foi destruída por decisão governamental. Contudo, as instituições que guardam a memória da sociedade, como o Arquivo Histórico, preservaram material suficiente para contar essa história de sofrimentos, adaptações e resistências.

Serviço
Mês a Mês na História - Novembro: Populações formadoras do Rio Grande: imagens e documentos
Período: de 1º a 30 de novembro
Local: 1º andar do Memorial do Rio Grande do Sul - Praça da Alfândega - Centro Histórico - Porto Alegre/RS
Funcionamento: de terça a sábado, das 10h às 19h; domingos e feriados, das 13h às 17h
Entrada franca

Fonte: SEC RS

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31