SÃO PAULO, São Paulo - A AkzoNobel - multinacional holandesa líder em tintas e revestimentos e especialidades químicas, é uma das empresas apoiadoras da exposição 'Julio Le Parc: da Forma à Ação', que chega ao Brasil, no próximo sábado (25/11), no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo (SP).

A exibição é uma exploração da figura central do artista argentino Julio Le Parc, na história da arte do século 20 e ficará em cartaz até a 25 de fevereiro de 2018, com entrada gratuita.

Com curadoria de Estrellita B. Brodsky e consultoria artística de Yamil Le Parc, a mostra traça décadas de engajamento do artista, com mais de 100 obras distintas. O trabalho é o resultado de uma pesquisa retrospectiva da prática de Julio Le Parc ao longo de sua carreira. Apesar de trabalhar no âmbito histórico, a exposição proporciona experiências físicas e visuais aos visitantes, trazendo-os para o presente e permitindo que cada um tenha sua reação de maneira pessoal e única.

"A arte é uma forma de expressão em que o artista dialoga com as pessoas, troca sensações e propõe reflexões sobre determinado tema. E o Julio Le Parc consegue trabalhar bem essa interação com o público em suas obras. Nós incentivamos muito essa relação, faz parte do nosso propósito proporcionar transformações na vida das pessoas, por meio da arte", comenta Karen Watanabe, gerente de comunicação da AkzoNobel.

Com obras voltadas ao empoderamento social, a mostra é dividida em três seções temáticas. A primeira, 'Da superfície ao objeto', apresenta o uso da cor como meio de desestabilizar a superfície bidimensional. A segunda, 'Deslocamento; Contorções; Relevos', traz os revolucionários labirintos-instalação, oferecendo aos espectadores uma experiência sensorial desorientadora. E por último, encontra-se o ´Jogo & Política de participação´, que aborda questões sobre os muros físicos e ideológicos separando o espectador, a obra de arte e a instituição.

A exposição `Julio Le Parc: da Forma à Ação' apresenta o artista à nova geração, permitindo que cada visitante reaja de forma direta e pessoalmente ao trabalho.

Sobre o Artista
Nascido em 1928 em Mendoza, Argentina, Julio Le Parc frequentou a Escuela de Bellas Artes in Buenos Aires, em 1943. Imigrou para Paris em 1958, onde participou do Grupo de Pesquisa de Artes Visuais (GRAV). Representando a Argentina na Bienal de Veneza de 1966, Le Parc ganhou o Grand International Prize for Painting como artista individual. Apesar da dissolução do coletivo GRAV em 1968, Le Parc continuou a trabalhar simultaneamente como artista individual e como parte de coletivos internacionais, particularmente os envolvidos em denunciar regimes políticos totalitários. Sua participação em diversas manifestações sindicais em maio de 1968, fez com que ele fosse expulso do país por um ano.

No seu retorno, Le Parc tornou-se um importante canal entre os ativistas latino-americanos e a cena artística de Paris, mais especificamente por meio da publicação parisiense ROBHO, para a qual cobria os eventos do coletivo Tucumán Arde, na Argentina.

Os trabalhos de Le Parc têm sido assunto de diversas exposições na Europa e América Latina, incluindo o Instituto di Tella (Buenos Aires), Museo de Arte Moderno (Caracas), Palacio de Bellas Artes (Mexico), Casa de las Americas (Havana), Moderna Museet (Stockholm), Daros (Zürich), Städtische Kunsthalle (Düsseldorf) e mais recentemente no Palácio de Tóquio, em Paris.

Sobre a AkzoNobel
A AkzoNobel cria todos os dias produtos essenciais para tornar a vida das pessoas mais agradável e inspiradora. Como uma companhia global líder em tintas e revestimentos e uma das principais produtoras de especialidades químicas, fornecemos ingredientes essenciais, proteção essencial e cor essencial para indústrias e consumidores em todo o mundo. Respaldados por um legado de pioneirismo, nossos produtos inovadores e nossas tecnologias sustentáveis são concebidos para atender às crescentes demandas do nosso planeta em rápida transformação, tornando a vida mais fácil. Com sede em Amsterdã, na Holanda, empregamos aproximadamente 46 mil pessoas em cerca de 80 países, e nosso portfólio inclui marcas conhecidas, como Coral, Sikkens, International, Interpon e Eka. Consistentemente classificada como uma das empresas líderes em sustentabilidade, estamos comprometidos em energizar cidades e comunidades, criando um mundo protegido e colorido, onde podemos melhorar a vida das pessoas por meio do que fazemos.

Serviço
Exposição: 'Julio Le Parc: da Forma à Ação'
Abertura: 25 de novembro de 2017, das 13h às 18h
Até 25 de fevereiro de 2018
De terça a domingo, das 11h às 20h
Entrada gratuita

Instituto Tomie Ohtake
Av. Faria Lima 201 - Complexo Aché Cultural
(Entrada pela Rua Coropés, 88) - Pinheiros SP -
Metrô mais próximo - Estação Faria Lima/Linha 4 - amarela
Fone: 11 2245 1900

Fonte: divulgação por e-mail

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31