RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - Nas próximas semanas, a região do Cais do Valongo terá uma nova iluminação.

A medida, anunciada por Marcello Rezende, presidente da Rioluz, durante a última edição do Papo Carioca, tem por objetivo ajudar a revitalizar o turismo na região.

"A partir dessa melhoria, poderemos atrair o turismo para a área, há muito abandonada. Aconselho a todos a fazer uma visita e ver como vai ficar bonito", convida Marcello.

Antes do Cais do Valongo, outros lugares da cidade já tiveram sua iluminação reformulada, como a Igreja de Nossa Senhora da Penha e o Planetário, além da decoração natalina que já enfeita a Avenida Rio Branco.

Uma das cidades mais bem iluminadas do Brasil, o Rio de Janeiro tem cerca de 450 mil pontos de luz instalados. A Rioluz conta com mais de 600 funcionários, além de empresas terceirizadas que realizam serviços para a companhia. Em um momento de restrições orçamentárias, o principal foco da Rioluz tem sido a manutenção desses equipamentos.

"Nosso principal foco é a manutenção, uma vez que a situação financeira do país é difícil e os investimentos são escassos. O nível de apagamento está, atualmente, em torno de 1,5%, enquanto em 2009 já chegou a 18%", conta o presidente da Rioluz.

Para o presidente da Câmara Comunitária de Campo Grande e Adjacências, Luiz Carlos Dentinho, a iluminação pública desempenha um papel importante na segurança dos cidadãos.

"A iluminação faz diferença para a segurança da população. Como cidadão, você tem o dever de entrar em contato com o órgão e solicitar o reparo quando o poste não está funcionando", diz.

O reparo de postes de iluminação pública pode ser solicitado pela Central 1746. A Rioluz mantém vistorias diárias pela cidade e atende a 93% das solicitações de reparo no prazo máximo de 72 horas.

Foto: divulgação (Prefeitura do RJ)

Iluminação de LED é o próximo passo
Segundo Marcello Rezende, a pretensão da Prefeitura é, no futuro, implantar a iluminação LED em toda cidade, uma tecnologia mais alinhada com o meio ambiente e que gera mais economia para os cofres públicos.

"A iluminação LED não atrai inseto, é uma luz fria. E nossa ideia é que a iluminação não seja só acender a lâmpada, mas agregar outros serviços, como recursos de vídeo, estação meteorológica e wi-fi", afirma.

Sobre o Papo Carioca
O Papo Carioca é transmitido, ao vivo, pela página da Prefeitura do Rio no Facebook, sempre às segundas e quintas, às 20h. O programa tem duração de meia-hora e interage com os usuários, respondendo perguntas realizadas nos comentários do vídeo, enviadas por um número de WhatsApp ou utilizando a hashtag #papocarioca no Twitter.

Fonte: Prefeitura do RJ

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31