MINAS GERAIS, Belo Horizonte - Os 250 anos de nascimento de Guido Marlière, o francês pioneiro da colonização da Zona da Mata de Minas Gerais, foram celebrados em Guidoval, no dia 3 de dezembro.

Guy Thomas Marlière de l’Aje veio para o Brasil, no princípio do século XIX, após a queda de Napoleão Bonaparte. Chamado pelo imperador Pedro I, empreendeu um programa de colonização da Zona da Mata mineira, até então interditada e dominada por vários povos indígenas. Marlière empenhou-se em conviver com os índios e respeitar sua cultura, dentro do processo de ocupação do território. Ele fundou várias cidades, como Cataguases, Ubá, Visconde do Rio Branco e Marliéria.

A Fundação Cultural Chico Boticário e a Loja Maçônica de Rio Novo mobilizaram Prefeituras e entidades da região para a cerimônia realizada às 10h do dia 3 de dezembro, domingo, junto ao mausoléu erguido em 1927, na serra da Onça, local do sepultamento de Guido Marlière. Representantes da Fundação Cultural Chico Boticário, Brenildo Ayres do Carmo, Geraldo Pontes Araújo e o vereador Emanuel Ayres, de Rio Novo, organizam a solenidade, juntamente com a Prefeitura de Guidoval.

Memorial Guido Marlière (foto: divulgação/ SEC MG)

O secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, representou o governador Fernando Pimentel no ato solene. “O saudoso historiador Oiliam José, nascido em Visconde do Rio Branco e membro da Academia Mineira de Letras”, lembra o secretário de Cultura, “estudou a vida e a obra de Marlière, tendo destacado a sua postura humanitária com relação aos indígenas da Mata mineira. Marlière vinha do século XVIII francês, marcado pelas ideias iluministas da Revolução de 1789 e pelo espírito libertário que empalmou as campanhas de Napoleão Bonaparte”. Deve-se a Marlière a fundação da primeira loja maçônica de Ouro Preto, então capital da província.

O secretário Angelo Oswaldo compareceu juntamente com a reitora da Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, profa. Cláudia Marlière, descendente do pioneiro, e da presidente da Fundação de Arte de Ouro Preto, FAOP, Júlia Mitraud.

Fonte: SEC MG

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31