PARÁ, Belém - Um dos eventos culturais mais importantes da região Norte chega a sua 20ª edição, é a Feira Pan-Amazônica do Livro que este ano recebe, entre os dias 27 de maio e 05 de junho, rodas de conversa, oficinas e lançamento de livros, promovidos pela superintendência do IPHAN no Pará.

XX Feira PanAmazônica do Livro

O público terá acesso a uma programação intensa com temáticas sobre patrimônio, cultura brasileira e arquitetura. Entre os destaques está o lançamento do livro O Turista Aprendiz, obra de Mário de Andrade, que será debatida com a presença da professora e escritora Amarílis Tupiassu (foto abaixo), homenageada da Feira; da superintendente do Iphan/PA, Maria Dorotéa de Lima; do professor Paulo Nunes, da Universidade da Amazônia (Unama); e de Paulo Chaves, da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de Pará (Secult).

Outras duas coleções editadas pelo Iphan também terão eventos de lançamento: Coleção arquitetura, preservação do patrimônio edificado: a questão do uso e Coleção Lina Bo Bardi, que traz as principais obras da arquiteta ítalo-brasileira. Para abordar a trajetória profissional de Lina, será realizada mesa de conversa com Marcelo Ferraz, arquiteto e membro da Associação Escola da Cidade (SP) que atuou ao lado dela em diversos projetos.

Além dos eventos programados, o Iphan estará com o stand, durante todos os dias de evento, com a venda de livros. O Instituto, desde sua criação, em 1937, têm entre suas áreas de atuação o lançamento de títulos, que proporcionam a estudantes, pesquisadores, professores e ao público em geral um conjunto de obras de referência, essencial ao conhecimento do processo de formação do Patrimônio Cultural Brasileiro. As obras são relacionadas às atividades de registro e valorização do patrimônio material e imaterial, e a projetos de restauração e recuperação de centros históricos, entre muitos outros temas.

a escritora Amarílis TupiassuAs publicações do Instituto oferecem ao leitor um panorama tão extenso e rico quanto à diversidade desse patrimônio: conteúdos inéditos, estudos recentes, novas propostas acadêmicas e educativas, projetos de restauração, o registro de nossa cultura imaterial - com os modos de fazer, saber e falar -, além da reedição de renomadas obras de referência.

Serviço

Feira Pan-Amazônica do Livro
Quando: 27 de maio a 05 de junho - 10h às 22h
Local: Hangar - Av. Dr. Freitas s/n - Marco
Belém - Pará

Fonte: Iphan

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31