MINAS GERAIS, Belo Horizonte - A festa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia é realizada em honra a Chico Rei no mês de janeiro.

Como herança africana, a comemoração é movida pela fé e regada de alegria, música e dança, encantando as ruas de Ouro Preto. A abertura das festividades começa neste domingo (7) com a Benção ao Reinado, que será realizada na escadaria da Igreja Santa Efigênia. A programação se estende até o dia 14 de janeiro.

A festa celebra a figura de Chico Rei que veio do Congo trazido como escravo para o Brasil. Em Ouro Preto, ele conseguiu comprar sua alforria e de outros conterrâneos, que o consideraram “rei”. A festa reúne cerca de 35 Guardas de Congado, Moçambique, Marujos, Caboclos, Catopés e Folias de várias regiões do Estado.



Programação

07/01 (Domingo)
Abertura
12h Benção ao Reinado - Local: Escadaria da Igreja Santa Efigênia
19h Missa - Local: Capela do Padre Faria
20h - Levantamento das Bandeiras de Nossa Senhora do Rosário, Santa Efigênia e São Benedito - Local: Adro da Capela do Padre Faria

08/01 (Segunda-Feira)
19h30 - Palestra: Religiosidade na obra de Joao Guimaraes Rosa.
Objetivo: Perceber a devoção religiosa dos ineiros na obra do grande escritor Guimaraes Rosa que aborda seus livros, temáticas universais, tais como o amor, o medo, a coragem, a fé, a religiosidade, ou seja, inquietações e questionamentos pertencentes a qualquer homem, de qualquer tempo e lugar .
Palestrante: Viviane Michelline Veloso Danese (Doutorado em Literaturas de língua portuguesa na PUC/BH)
Local: Casa de Cultura Negra do Alto da Cruz.

09/01 (Terça-feira)
19h30 - Palestra: Irmandades e Congados: uma experiência transatlântica.
As festas d Nossa Senhora do Rosário possuem maior expressão cultural no Centro Oeste e Sudeste do Brasil, como em alguns estados do Nordeste. Os Congados são diretamente ligados à matriz africana, que incorporam à fé católica, ritos e mitos pertencentes à África, O corpo adquirem movimentos performáticos nos ritos da festa do Rosário, pois fazem parte da Congada, que são as danças e os cantos na alvorada, levantamento de mastros, coroação de reis e rainhas, procissão de congos e todos os ritos em relação ao sagrado.
Palestrante: Leda Maria Martins (poeta, ensaísta, pós doutorado em Performance Studies em New York, professora da UFMG, coordenadora do programa de Pós –Graduação em Letras FALE/UFMG, diversos livros e capítulos em livros publicados)
Local: Casa de Cultura Negra do Alto da Cruz

10/01 (Quarta-feira)
19h30 - Palestra: O Candomblé no Brasil
Pensar no candomblé no Brasil é falar da miscigenação, ancestralidade, sincretismo e diversidade, isto é porque o Candomblé é uma manifestação tipicamente brasileira, de religiosidade de matriz africana que só existe no brasil.
Palestrante: Mãe Maria Emília Leite de Azevedo (estudou no Liceu Coração de Jesus, turma 1979, PUC/SP e Faculdade integradas Tibiriçá).
Local: Casa de Cultura Negra do Alto da Cruz.

11/01 (Quinta-feira)
19h - Celebra e Tríduo em Louvor a Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia com a participação do Terço dos Homens do Bairro Piedade.
Local: Capela do Padre Faria.

12/01 (Sexta-feira)
19h - Celebra e Tríduo em Louvor a Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia com a participação do Terço dos Homens do Bairro Taquaral.
Local: Capela do Padre Faria

13/01 (Sábado)
19h - Missa e encerramento do Tríduo em Louvor a Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia.
Local: Igreja de Santa Efigênia.

14/01 (Domingo) - Dia festivo
05h - Alvorada Saída da Escola Desembargador Horácio Andrade em direção à Igreja de Santa Efigênia.
8h - Chegada das Guardas Visitantes.
9h - Saída do cortejo da Capela do Padre Faria em direção à Mina do Chico Rei, buscar o Reinado Congo de Ouro Preto.
12h - Benção aos Congadeiros de Ouro Preto e ás Guardas Visitantes.
12h30 - Cortejo com as imagens de Nossa Senhora do Rosário, Santa Efigênia e São Benedito.
15h - Missa Festiva com a participação dos Congados.
16h - Descendimento dos mastros e encerramento.

Fonte: SEC MG

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31