MINAS GERAIS, Belo Horizonte - Em comemoração aos 120 anos de Belo Horizonte, o Museu Mineiro recebeu, no dia 19/12, a doação de uma boneca de biscuit, que pertenceu à menina Alice, participante do primeiro sorteio de lotes da nova capital.

A servidora e fotógrafa do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), Izabel Chumbinho, foi quem fez a doação. O objeto agora faz parte do acervo de longa duração do Museu Mineiro, que atualmente conta com mais de três mil itens que documentam, de forma material e simbólica, distintos momentos de formação da cultura do estado.

Boneca doada ao Museu Mineiro (Foto: Izabel Chumbinho)

Alice da Silveira, filha de Antero Adolpho da Silveira, participou do sorteio dos lotes destinados aos proprietários de casas em Ouro Preto que vieram transferidos para a nova capital, e ganhou a boneca de presente. Vestida em trajes de pétalas, o brinquedo é de provável origem alemã e agora pode ser visitado, gratuitamente, no Museu Mineiro.

A boneca esteve com Izabel Chumbinho desde 1981, quando foi recebida das mãos de Ethelvita da Silveira, irmã de Alice. “Essa boneca é muito importante para a cidade de Belo Horizonte. Eu vejo nela uma riqueza de simbolismos e sentimentos. Alegria e ternura que é o símbolo da boneca que nos remete à infância", afirma Izabel. "Enxergo também o sentimento de esperança, porque acredito que os funcionários públicos transferidos para Belo Horizonte traziam consigo a expectativa de uma vida melhor”, diz.

Museu Mineiro
Localizado na Avenida João Pinheiro, corredor de acesso à Praça da Liberdade, o Museu Mineiro funciona na antiga sede do Senado Mineiro e da Pagadoria Geral do Estado. Criado em 1982, o bem integra o Circuito Liberdade, sendo gerido pela Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais.
O Museu Mineiro coloca à disposição do público exposição de longa duração e mostras temporárias, além de ampla programação relacionada ao patrimônio material e imaterial do estado. O museu pesquisa, preserva e difunde registros da história e da cultura mineira.

Horário de visita do museu:
Terças, quartas e sextas: das 10h às 19h
Quinta: das 12h às 21h
Sábados e domingos: das 12h às 19h

Fonte: Iepha/MG

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31