DISTRITO FEDERAL, Brasília - O presidente da República, Michel Temer, nomeou Christian de Castro para assumir a Agência Nacional do Cinema (Ancine), instituição vinculada ao Ministério da Cultura (MinC).

O decreto de nomeação ao cargo de diretor-presidente foi publicado nesta quarta-feira (3) no Diário Oficial da União. Castro terá mandato até 19 de outubro de 2021 e assume a presidência da agência, até então, ocupada interinamente por Débora Ivanov, que continua no cargo de diretora.

Em outubro de 2017, Castro teve sua indicação para o cargo de diretor aprovada pelo Senado Federal, após sabatina. Na oportunidade, defendeu a "indiscutível importância estratégica e econômica" da Ancine para o crescimento do Brasil.

Para Castro, a agência deve trabalhar de forma mais eficaz, eficiente e transparente. Ainda segundo o diretor-presidente, a gestão da instituição será pautada em quatro pilares. O primeiro é o papel da Ancine e sua mediação com o MinC, atuando em parceria com a secretaria do Audiovisual, com o Conselho Superior de Cinema, com o Comitê gestor do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), entre outros, contribuindo para o desenvolvimento de políticas públicas para o setor.

O segundo ponto é a desburocratização, buscando mais eficiência e eficácia em tudo o que a agência realiza. O terceiro pilar é a sustentabilidade, o equilíbrio e o desenvolvimento do mercado para fortalecer toda a cadeia de produção do setor audiovisual. E o quarto ponto é a regionalização da produção dos conteúdos audiovisuais, que tem o objetivo de criar um ambiente mais equilibrado e sustentável entre todas as regiões do País.

Nomeado diretor-presidente da Ancine, Christian de Castro defende a "indiscutível importância estratégica e econômica" da agência para o País (Foto: Fernão Rocha/Senado Federal)

Biografia
Há 18 anos no mercado do audiovisual, Christian de Castro Oliveira foi sócio de uma consultoria especializada em economia criativa, empreendedorismo e capital de investimento no desenvolvimento de serviços relacionados à modelagem de negócios, estruturação financeira, planejamento estratégico, desenvolvimento de projetos e gestão para empresas, especialmente para o setor de entretenimento, mídia e audiovisual.

Na vida acadêmica, cursou Engenharia Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e é graduado em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Paulista (Unip). É pós-graduado em Film & Television Business pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Fonte: MinC

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31