SÃO PAULO, São Paulo - O Centro de Referência Mário de Andrade nasce com o objetivo de preservar, pesquisar e difundir a obra do escritor símbolo do modernismo.

Poeta, escritor, cronista, músico, pesquisador e figura ativa nas áreas de gestão e política cultural, Mário de Andrade é um dos principais agentes do modernismo brasileiro, tendo colaborado também com o estudo e a valorização das tradições culturais brasileiras. Para promover o conhecimento das contribuições do artista para a história da cultura e da arte no Brasil, a Casa Mário de Andrade, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo gerenciada pela Poiesis, inicia em janeiro, as atividades do Centro de Pesquisa e Referência Mário de Andrade.

O objetivo do Centro de pesquisa é estudar e difundir a obra do poeta modernista, explorando temas que foram objeto de seu interesse e de seu trabalho, como a literatura, a música, as artes plásticas, a crítica (inclusive de cinema) e a gestão e a política cultural, além de promover produções teatrais baseadas em adaptações dramáticas da obra do escritor.

A primeira atividade do centro é a criação do grupo de estudos Mário e a música, que será entre 16 de janeiro e 27 de março. Durante os dez encontros, os participantes se dedicam ao conhecimento da atuação de Mário na área da música a partir da leitura e a discussão dos livros Ensaio sobre a música brasileira e Pequena história da música. A atividade inclui visitas a locais que tiveram relevância na vida e na obra do escritor: o Theatro Municipal, palco da Semana de Arte Moderna de 1922, o Conservatório Dramático Musical de São Paulo, local em que o musicólogo lecionou, e a Discoteca Pública Municipal Oneyda Alvarenga, fundada por elena década de 1930.



Veja abaixo o cronograma da atividade, orientada por Haran Rodrigues

16/1 | Apresentação do projeto
23/1 | Discussão de trechos selecionados do Ensaio sobre a Música Brasileira
30/1 | Saída: Theatro Municipal e Conservatório Dramático Musical de São Paulo
6/2| Discussão de trechos selecionados da Pequena História da Música
20/2 | Discussão de trechos selecionados do Ensaio sobre a Música Brasileira
27/2 | Saída: Discoteca Pública Municipal Oneyda Alvarenga
6/3| Discussão de trechos selecionados da Pequena História da Música
13/3 | Discussão de trechos selecionados do Ensaio sobre a Música Brasileira
20/3 | Escolha de temas para preparação de artigos ou estudos relacionados à pesquisa
27/3 | Orientação para encaminhamento dos trabalhos e definição de data de entrega

Sobre a Casa Mário de Andrade
A Casa Mário de Andrade funciona no endereço da antiga casa do escritor Mário de Andrade, um dos principais mentores do modernismo brasileiro e da Semana de Arte Moderna de 1922. Aberta à visitação, o Museu abriga uma exposição permanente com objetos pessoais do modernista, além de documentos de imagem e áudio relacionados à sua trajetória. Realiza, também, uma intensa programação de atividades culturais e educativas. A Casa integra a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.

Sobre a POIESIS
A POIESIS – Instituto de Apoio à Cultura é uma organização social. A instituição tem por objetivo o desenvolvimento sociocultural e educacional, com ênfase na preservação e difusão da cultura, desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para o complemento da formação de estudantes e público em geral. A POIESIS trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Serviço
Centro de Pesquisa e Referência Mário de Andrade
Mário e a Música
16/1 a 27/3. Terças-feiras, das 14h às 18h.
Recomendação etária: livre. 40 vagas.
Inscrições gratuitas no site: www.casamariodeandrade.org.br

Casa Mário de Andrade
Rua Lopes Chaves, 546 - Barra Funda – São Paulo – SP
Telefone: (11) 3666-5803 | 3826-4085
Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 18h.

Fonte: divulgação por e-mail

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31