DISTRITO FEDERAL, Brasília - Articular parcerias para o desenvolvimento de ações em comemoração aos 200 anos de independência do Brasil, em 2022.

Com esse objetivo, o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, participou de reuniões em São Paulo, com o prefeito João Doria e representantes do Bradesco e da Universidade de São Paulo (USP).

Na sede da prefeitura paulistana, na tarde desta sexta-feira (19), Sá Leitão apresentou a Doria o projeto do Ministério da Cultura (MinC) para as comemorações dos 200 anos de independência. Também foi discutida a restauração do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, popularmente conhecido por Museu do Ipiranga.

Inaugurado em 7 de setembro de 1895 como museu de história natural e marco representativo da independência e da história do Brasil e do estado de São Paulo, o Museu do Ipiranga está fechado ao público desde 2013. Para a reabertura, prevista para 7 de setembro de 2022, são necessárias obras de reforma do prédio e restauração do acervo, com investimento estimado em R$ 110 milhões.

"A independência é a data mais importante da história brasileira, porque foi quando nos estabelecemos como nação independente, soberana e livre e se formulou um projeto de país", destacou Sá Leitão. "A reabertura do Museu do Ipiranga é um dos projetos âncora dos 200 anos. Não dá para pensar em celebrar a data sem esse museu restaurado e funcionando. Pela grande importância, ele e o Museu Imperial, em Petrópolis (administrado pelo Instituto Brasileiro dos Museus, vinculado ao MinC), são peças fundamentais nas comemorações", completou o ministro.

Segundo Doria, a prefeitura paulistana será parceira e solidária no projeto de recuperação do Museu do Ipiranga, junto à Universidade de São Paulo e ao Ministério da Cultura. "Nós já assumimos a responsabilidade sobre todo o jardim do Parque da Independência, onde está o museu. Portanto, todo o entorno já está sendo recuperado", afirmou o prefeito. "O ministro está de parabéns pela preocupação com a devida antecedência no planejamento deste programa de celebração dos 200 anos da independência do Brasil", completou.

Além do ministro e do prefeito, também participaram da reunião o vice-prefeito de São Paulo, Bruno Covas; o secretário municipal de Cultura, André Sturm; o secretário municipal de Prefeituras Regionais, Cláudio Carvalho; a diretora do Museu do Ipiranga, Solange Ferraz; a diretora do Departamento de Patrimônio Histórico da Prefeitura de São Paulo, Mariana Rolim; a assessora do Gabinete do reitor da USP, Renata Motta; o chefe da Representação Regional do MinC em São Paulo, Nello Rodolpho; e o assessor especial do ministro da Cultura Fabrício Tanure.

Na quinta-feira, Sá Leitão esteve em Osasco, na sede do Bradesco, onde se reuniu com o diretor de Marketing do banco, Márcio Parizotto, e com o reitor da USP, Vahan Agopyan. A reunião seguiu a mesma dinâmica da realizada na prefeitura de São Paulo, com apresentação do projeto das comemorações dos 200 anos e da reforma do Museu do Ipiranga.

Fonte: MinC

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31