SANTA CATARINA, Florianópolis - Foi lançado nesta quarta-feira (28), em Chapecó, o Relatório do Cadastro Catarinense de Museus, uma pesquisa inédita no estado realizada pelo Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC).

O levantamento foi realizado entre o fim do segundo semestre de 2013 e o segundo semestre de 2014. Mais de 150 instituições museológicas de Santa Catarina responderam ao cadastro e, a partir dessas respostas, foi possível extrair 57 indicadores com informações essenciais para o entendimento do campo museológico catarinense.

O Cadastro Catarinense de Museus (CCM) é um programa da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), coordenado pelo Sistema Estadual de Museus (SEM/SC), que atende ao eixo de Gestão do Plano Setorial de Museus (aprovado em 2013). Tem a finalidade de constituir-se como uma ferramenta de coleta de informações que possibilite a avaliação da atuação e de produção de conhecimento sobre os museus catarinenses.



O desenvolvimento do cadastro surgiu com a necessidade de ampliar a produção de informações sistêmicas sobre os museus no estado de Santa Catarina, já que até o momento de sua edição não haviam sido geradas informações abrangentes sobre os museus e os processos museológicos no estado.

Cadastro Catarinense de Museus
O CCM foi criado para ser uma ferramenta de constante levantamento de informações sobre os museus catarinenses, que possibilitará o estabelecimento de parâmetros para a certificação e o registro dessas instituições. Também apresentará e tornará acessível seus dados à sociedade, objetivando fomentar informações para ampliar a pesquisa sobre os museus em Santa Catarina. Com a publicação deste relatório, caberá ao SEM/SC, aos pesquisadores e aos agentes do campo museológico catarinense a produção de informações e conhecimento sobre os museus e a aplicação da Museologia no estado.

Acesse aqui o relatório.

Chapecó também sediou o evento Conversando sobre Museu, cujo tema abordando foi Plano Museológico: desafio permanente. A proposta foi levar a discussão sobre esse assunto às sete regiões museológicas de Santa Catarina.

Com o ciclo de discussão Conversando sobre Museu são promovidos encontros para refletir sobre temas diversos de interesse do campo museológico catarinense, assim como discutir novas perspectivas e diferentes concepções de trabalho para o setor. Os encontros, em formato de mesa redonda, são realizados em diferentes regiões de Santa Catarina, de forma gratuita, compreendidos entre palestras e debates entre os participantes.

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31