RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) inaugura, na próxima quinta-feira, 8 de março, a exposição 'Mulheres e mais: a arte de Milla', na Sala do Artista Popular (SAP).

Ficarão expostas e à venda, até 15 de abril, as obras de Maria Emília de Magalhães Minhava, ou simplesmente Milla, que trabalha com esculturas em cerâmica desde 1997.

Nascida em Portugal, na cidade do Porto, e tendo vivenciado a realidade de extrema pobreza dos pequenos produtores rurais, em 1968 migrou para o Brasil, acompanhando o pai. Instalaram-se inicialmente em Magé. Posteriormente, Milla foi para Maricá, onde vive até hoje. Foi lá que “tropeçou com o barro”.

“A primeira vez que trabalhei com o barro, a sensação que tive é que toda a vida tinha trabalhado”. Assim Milla tomou a argila entre as mãos pela primeira vez e dela gestou um anjo, mesmo desconhecendo as técnicas de manuseio. A partir daí, foi se aprimorando e traçando a identidade própria nos detalhes e temas de suas obras, que têm no feminino uma pedra fundamental de criação.

"Minhas mulheres são fofas”: é como se refere às figuras femininas cheinhas que, segundo ela, atribuem mais graça à escultura. “Quando faço, elas já saem assim”. Diz dar preferência a temas de mulheres por causa dos detalhes: “Amo detalhes, e homem não tem tanto detalhe (...) o máximo que faço é menino”.



Sobre a Sala do Artista Popular (SAP)
A SAP foi criada em 1983 com o intuito de ser um espaço para difundir a arte popular, trazendo objetos que, por seu simbolismo, tecnologia de confecção ou matéria-prima empregada, revelam o modo de vida das camadas populares. Os artistas expõem seus trabalhos, estipulando livremente o preço e explicando as técnicas envolvidas na confecção. O valor obtido com as vendas é repassado integralmente para eles.

O catálogo de cada exposição é desenvolvido a partir de pesquisa etnográfica e documentação fotográfica realizadas pela equipe do CNFCP. Assim, é possível conhecer as relações entre a produção artesanal e o contexto de vida dos artesãos. Desde sua criação, já foram realizadas 191 exposições SAP, sendo a das esculturas de Milla a 192ª.

Serviço
Exposição: 'Mulheres e Mais: A Arte de Milla'
Local: Sala do Artista Popular (SAP) - Rua do Catete, n° 179
Período: 8 de março a 15 de abril de 2018
Dias e horários:
Terça a sexta-feira, das 11h às 18h
Sábados, domingos e feriados, das 15h às 18h

Fonte: CNFCP

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31