SÃO PAULO, São Paulo - Nesta segunda-feira, a BrazilFoundation anunciou o apoio a 43 iniciativas sociais de 15 estados brasileiros pelo Edital de seleção de projetos 2018.

Será investido R$ 1 milhão por meio de doações diretas. Além de investimento financeiro, as iniciativas contempladas receberão apoio técnico e mentoria, bolsas para participar de workshops de formação em parceria com a ABCR; acesso aos programas de intercâmbio de liderança e recursos adicionais para projetos de compartilhamento de metodologias.

De todo o país, foram recebidas 1189 propostas com demandas nas áreas de Educação, Cultura, Direitos Humanos, Participação Cívica, Desenvolvimento Socioeconômico, Saúde e Negócios Sociais. Este edital foi voltado para organizações de pequeno e médio porte e startups sociais, oferecendo investimento semente para iniciativas no início da atuação - muitas vezes fora do radar de investidores sociais e que demonstram um grande potencial de transformação de seus territórios.

Aproximadamente metade dos recursos serão investidos em 23 iniciativas na área de Educação e Cultura. Entre os projetos contemplados, uma plataforma criada por professores da rede pública para financiamento de projetos pedagógicos; cursinhos de preparação para ENEM e vestibular; iniciativas de inclusão social por meio de esporte; projetos de comunicação comunitária e uma iniciativa de educação empreendedora criada por ex-alunos da rede pública para transformar a escola a partir dos próprios alunos.

Nas demais áreas programáticas foram contemplados projetos com temas atuais de grande relevância como: qualificação profissional de egressas do sistema prisional; geração de renda para jovens imigrantes e refugiados; recolocação no mercado de trabalho de pessoas em situação de rua; plataformas de educação política e engajamento; advocacy para a área da saúde e reconhecimento de paternidade.

Os recursos para esse investimento vieram dos jantares beneficentes realizados em Nova York, Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro; campanha Vivo à Beira; e parcerias programáticas com a Garcia Family, a Hees Foundation e E.M. Fund. Agradecemos à LATAM, importante parceiro que há mais de uma década apoia a logística de viagem para seleção e encontro de formação dos projetos finalistas; e aos comitês de organização e patrocinadores dos jantares beneficentes.

Há muito ainda a ser feito e inúmeras propostas excelentes não puderam ser contempladas. No segundo semestre deste ano, faremos uma nova chamada por carta convite a 30 organizações que se inscreveram neste edital, e não tiveram projetos contemplados, para nova rodada de financiamento. E ainda no primeiro semestre de 2018 abriremos inscrições para a terceira edição do Prêmio de Inovação Comunitária, que deverá contemplar de 50 a 60 iniciativas.

Confira a lista dos projetos por área programática selecionados no Edital 2018

Educação & Cultura

Desenvolvimento Socioeconômico

Negócios Sociais

Saúde

Direitos Humanos & Participação Cívica

Fonte: BrazilFoundation

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31