RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - Uma história de conquistas e de muita perseverança na produção, divulgação e educação científica.

É desta forma que o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) comemora seu 33° ano de existência, sempre mantendo como missão, ampliar o acesso da sociedade ao conhecimento científico e tecnológico. Por isso, nesta quinta-feira (8), o MAST preparou uma programação especial para celebrar essa data com o público.

Os visitantes vão poder conhecer as maravilhas do céu no Planetário Inflável Digital, com projeções simulando o movimento aparente dos planetas. Também será uma ótima oportunidade para participar do Programa de Observação do Sol, conhecendo e desvendando o astro rei de forma segura, por meio de filtros, projetores e telescópios especiais que permitem a visualização de estruturas como manchas solares, protuberâncias e filamentos. Haverá oficinas de astronomia e visitação guiada às exposições, biblioteca e aos laboratórios.

Aproveitando que nesta data também se comemora o Dia Internacional da Mulher, a oficina de Contação de História traz o livro Coisa de Menina, da escritora Pri Ferrari, com a apresentação das ilustrações que abordam a igualdade de gênero sob diversas atividades que foram e podem ser escolhas para o futuro de qualquer garota. Também será exibido o filme Estrelas além do Tempo, que narra a história de três mulheres negras que venceram preconceitos através da coragem, genialidade e matemática, na época da corrida espacial em meio às disputas ideológicas e científicas, no período da Guerra Fria. Após a exibição do filme, acontecerá um bate papo sobre a presença das pesquisadoras do MAST, Moema Vergara e Marta de Almeida.

E quem olha para o céu em busca de respostas para as questões sobre o que existe além da imensidão do cosmos, vai poder esclarecer as dúvidas na oficina De frente com o cientista. Os visitantes que se questionam sobre a origem do Universo, e se existe vida fora da Terra, vão poder ampliar seus conhecimentos com a ajuda de um profissional. E após matar toda a sua curiosidade sobre os mistérios do céu, que tal conhecer tudo o que está visível nele? Venha comemorar os 33 anos do MAST com a gente!

Fonte: MAST

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31