SANTA CATARINA, Florianópolis - Abrindo o calendário de Programas Públicos de 2018, o Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) promove no dia 22 de março, às 19h, uma palestra com a pesquisadora Maria Bernardete Ramos Flores, no lançamento do livro "Xul Solar e Ismael Nery: entre outros místicos modernos - Sobre o revival espiritual".

O nome da palestra é Ismael Nery, um místico moderno. A maior parte da obra de Ismael Nery (1900-1934) compõe-se de autorretratos ou retratos de sua esposa, a poetisa Adalgisa Nery, muitas vezes justapostos. Essa duplicidade, que expressa a fusão dos sexos, foi a forma que o artista encontrou para seu sistema de ideias. A palestra no Masc abordará como esta obra, que se apresentou como universal, mística e espiritual, deixou o artista fora do seu tempo e fora da estética da representação.

A palestra e o lançamento do livro marcam o encerramento da exposição Sensos e Sentidos - Coleção de Jeanine e Marcelo Collaço Paulo, em cartaz até 25 de março. Uma obra de Ismael Nery (Autorretrato, de 1920) integra a mostra.

Foto: divulgação/FCC

Sobre o livro
O eixo temático do livro, publicado pela editora Mercado de Letras, gira sobre o movimento do revival espiritual que se manifestou nas linguagens artísticas no fin-de siècle XIX, adentrando a primeira metade do século XX. Trata de artistas místicos (Xul Solar, Ismael Nery, Albert Glezer e Georges Rouault), de artistas tocados pela literatura coeva (Frida Kahlo, Edward Hopper), do caso de Patrícia Galvão (Pagu), mergulhada na quadra de arte e pensamento que marcou aquela temporalidade, entre utopia e desencanto, e ainda do “caso Oscar Wilde”, que encontrou uma resposta na prisão, entre espiritualidade e arte, para o amor que não ousa dizer o seu nome.

Sobre a autora
Maria Bernardete Ramos Flores é professora titular aposentada do Departamento de História da Ufsc. Pesquisadora do CNPq 1B. Dedica-se à pesquisa de História e Arte, Modernidade e Estética, Teoria da Imagem e Teoria da História. Atua na Linha de Pesquisa História da Historiografia, Arte, Memória e Patrimônio, do Programa de Pós-Graduação em História da Ufsc. Entre diversos artigos e livros publicados, destaca-se a obra Tecnologia e Estética do Racismo. Ciência e Arte na Política da Beleza (2007), pela Argos Editora.

Serviço
Palestra "Ismael Nery: um místico moderno", com Maria Bernardete Ramos Flores
Quando: 22 de março de 2018, às 19h
Local: MASC – Museu de Arte de Santa Catarina
Entrada gratuita.

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31