SÃO PAULO, São Paulo - Reconhecimento de iniciativas desenvolvidas em todo Estado e rearticulação da própria rede.

Esses são os objetivos do Encontro da Rede SP de Memória e Museologia Social, que será no dia 7 de abril, das 13h30 às 16h30, no Museu Republicano “Convenção de Itu”, em Itu. O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) da Secretaria da Cultura do Estado é apoiador da iniciativa.

Estão convidados a participar da reunião comunidades, grupos, coletivos, profissionais, instituições e quaisquer iniciativas de base comunitária que atuam no campo da memória, patrimônio cultural e museologia.

O encontro debaterá o intercâmbio de experiências, com o fortalecimento de iniciativas já em andamento e apoio entre as partes; acesso a políticas públicas estaduais de apoio; como aumentar ainda mais a difusão do que é Museologia Social; e como promover a articulação com outras redes.

“O encontro dá sequência e aprofunda uma série de atividades que já realizamos até o momento. Já promovemos, por exemplo, encontros de formação, oficinas de inventário participativo e mobilizações nacionais com outras redes estaduais e temáticas, como a participação na edição de 2015 do Encontro Paulista de Museus e em edições do Fórum Nacional de Museus”, observa Juliana Siqueira, do Laboratório do Bem-Viver, plataforma experimental de Museologia Social de Campinas, participante da rede.

Ao longo do ano, outro objetivo do grupo é percorrer o Estado para divulgar e mapear projetos, compartilhar experiências e fortalecer as iniciativas que já estão em andamento.

“O SISEM-SP apoia a Rede SP de Memória e Museologia Social por identificar no grupo uma força capaz de reunir processos museológicos e museus comunitários ainda não devidamente mapeados em território paulista. O encontro é mais um passo para o fortalecimento da rede e para a troca de experiências entre seus participantes”, diretor do Grupo Técnico de Coordenação (GTC) do SISEM-SP, Davidson Kaseker.

Serviço
Encontro da Rede SP de Memória e Museologia Social
Onde: Museu Republicano “Convenção de Itu”
Endereço: Rua Barão de Itaim, 67 – Centro – Itu/SP
Quando: 7 de abril, das 13h30 às 16h30
Informações: (11) 4023-0240 / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
https://redespmuseologiasocial.wordpress.com/sobre-2/

Fonte: Rede SP de Memória e Museologia Social / SISEM-SP

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31